6.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Dezembro 1, 2020
No menu items!
Início Nacional Concelho da Sertã comemorou Dia da Diabetes

Concelho da Sertã comemorou Dia da Diabetes

Pelo nono ano consecutivo, o Município da Sertã comemorou o Dia da Diabetes, desta feita a 17 de novembro, na Vila de Cernache do Bonjardim.

A realização anual desta iniciativa tem como principais objectivos desmistificar a doença, promover o seu controlo e prevenção.

As atividades tiveram início com a realização de rastreios de saúde aos participantes pelos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim e voluntários da Farmácia Lima da Silva.

Seguiu-se o debate “Como é viver com a Diabetes?” em que os participantes João Marçal, Fernando Martins e Fernando Rodrigues, com diferentes tipos de diabetes e de vivências, expuseram o seu dia-a-dia de tratamento e controlo da doença.

Durante a palestra

Depois do debate, decorreu a caminhada pela Vila de Cernache do Bonjardim numa extensão de cerca de três quilómetros.

O percurso pedestre terminou no Pavilhão Desportivo desta vila culminando numa sessão de alongamentos dinamizada pela professora Sandra Almeida.

Para finalizar a atividade os participantes realizaram a foto de grupo compondo o círculo azul “Unidos pela Diabetes”.

Este símbolo representa a união de todos os povos das nações unidas pela prevenção e controlo da doença que, atualmente, afeta 463 milhões de pessoas em todo o mundo.

Foi ainda construído um puzzle composto, por vários momentos representativos das diversas comemorações encetadas pelo município em 2011.

Participaram nesta atividade cerca de 50 pessoas que fizeram um balanço francamente positivo das atividades realizadas.

A iniciativa “Sertã em movimento pela Diabetes” foipromovida pelo Município da Sertã em parceira com a União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Centro de Saúde da Sertã, Agrupamento 721 do Corpo Nacional de Escutas – Cernache do Bonjardim, Curso Profissional de Multimédia do Agrupamento de Escolas da Sertã, Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim, Unidade de Cuidados na Comunidade, Abbott, Farmácia Confiança, Farmácia Farinha, Farmácia Lima da Silva e Farmácia Patrício.

No final da caminhada

A recolha de fotografias e vídeos da iniciativa foi realizada por alunos do Curso Profissional de Multimédia do Agrupamento de Escolas.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Nuno Borges afastado por favorito no regresso ao Maia Open; quarteto português em destaque na terça-feira

Maiato não conseguiu surpreender adversário mais cotado Sousa, Domingues, Oliveira e Elias prontos para as estreias

Covid-19: Empresários da restauração iniciam vigília por tempo indeterminado no Porto

Empresários da restauração do Porto iniciaram esta noite, defronte da Câmara do Porto, uma vigília por tempo indeterminado até o Governo discutir...

Vereadores do PSD visitaram o ...

Os vereadores do PSD visitaram no passado dia 28.11.2020, por solicitação dos mesmos, o Kartódromo de Castelo Branco, os quais contaram com...

Covid-19: Maior controlo nas fronteiras não foi eficaz para conter o vírus

O ministro da Administração Interna considerou hoje que o maior controlo nas fronteiras internas do espaço Schengen, durante os primeiros meses da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: