23.9 C
Castelo Branco
Domingo, Setembro 27, 2020
No menu items!
Início Nacional O 3º Congresso Nacional da APDP decorre em Lisboa entre 21 e...

O 3º Congresso Nacional da APDP decorre em Lisboa entre 21 e 23 de novembro

A ADBB – Associação de Diabéticos da Beira Baixa vai estar representada

O 3º Congresso Nacional da APDP / 11º Congresso de Educadores: O Retrato dos vários lados da Diabetes, vai decorrer entre 21 e 23 de Novembro no SANA Lisboa Hotel, na capital do país.

A ADBB – Associação de Diabéticos da Beira Baixa, vai estar representada na reunião magna da APDP – Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, através da sua presidente, Helena Monteiro.

Helena Monteiro, presidente da ADBB

Igualmente presente, na qualidade de médico, estará ainda o clínico Jorge Monteiro, presidente do Conselho Técnico da ADBB.

O médico Jorge Monteiro, presidente do Conselho Técnico da ADBB

Recorde-se que a Associação Protectora dos Diabéticos Pobres foi fundada em 1926 pelo médico Ernesto Roma, dando depois origem à que é hoje a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.

O seu fundador, Ernesto Roma, acabara de concluir um estágio de especialização nos Estados Unidos da América, tendo aí tido a felicidade de assistir aos primeiros ensaios clínicos nos quais, pela primeira vez, se administrou a insulina, recentemente descoberta, no tratamento das pessoas com diabetes tipo 1.

Ficou tão impressionado com os excelentes resultados obtidos que logo em 1926 fundou em Lisboa aquela que viria a ser a primeira Associação de Diabéticos do mundo, a Associação Protectora dos Diabéticos Pobres, com o objetivo primeiro de fornecer insulina gratuita às pessoas indigentes com diabetes.

De uma Associação com fins essencialmente caritativos e filantrópicos, a APDP transformou-se numa instituição de saúde moderna, de referência, sendo simultaneamente uma Associação vocacionada para a defesa dos direitos das pessoas com diabetes e para uma correta integração das pessoas com diabetes na sociedade e uma clínica prestadora de cuidados médicos integrados e diferenciados, sem descurar os aspetos formativos e de investigação inerentes à excelência dos serviços prestados.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

21 x 365 = 7665 Dias Alma Azul – Bem Hajam

Professor Joaquim Martins Há pessoas que nos marcam para sempre; ou porque partilhámos Leituras e momentos felizes; ou...

Paulo Bento substitui Santana Lopes na liderança do partido Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui hoje Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a...

TOOLTO lança Solutioneer, nova plataforma para regularização de sinistros

A TOOLTO – Super Assistência, start-up portuguesa da área dos serviços de mobilidade e Insurtech, acaba de lançar a nova plataforma Solutioneer, que acelera...

EM TRÂNSITO – artes performativas para novos públicos Y A CAMINHO DO Y

O EM TRÂNSITO é um novo espaço de programação que concilia espetáculos referenciais da criação contemporânea com a formação de novos públicos,...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: