13 C
Castelo Branco
Terça-feira, Novembro 28, 2023
No menu items!
InícioCulturaBiblioteca da Sertã recebe encerramento do centenário do nascimento de Sofia de...

Biblioteca da Sertã recebe encerramento do centenário do nascimento de Sofia de Mello Breyner Andresen

A Alma Azul encerra na Sertã o programa que dedicou, em 2019, ao centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen.

As sessões começaram em janeiro, na Biblioteca de Beja, e durante o ano passaram por Arganil, Tomar, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda, Lagos, Olhão e Sines, entre muitas outras Bibliotecas que acolheram atividades da Alma Azul, no ano em que a produtora de atividades culturais festejou o seu 20.º aniversário.

Sophia – Prémio Camões, na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, recordará a primeira mulher a recebê-lo, mas acima de tudo, comentará o texto notável que Sophia de Mello Breyner Andresen escreveu e leu em Coimbra, em 1980, para assinalar os quatro séculos da morte de Luís de Camões.

Sophia de Mello Breyner Andresen

“Luís de Camões – Ensombramento e Descobrimento” é uma intervenção sobre a Poesia e Portugal e onde Sophia escreve: “Camões assume Portugal no plano da História. Não apenas porque escreve “Os Lusíadas”, mas porque vive tão exemplarmente a sua condição de português, e nele Portugal se vive. Como Portugal, ele é simultaneamente realização e frustração, encontro e desencontro, ensombramento e descobrimento.Como Portugal, de todas as riquezas volta pobre…”

Será, pois, em redor de Camões e de Sophia que a sessão na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, se realizará, e onde não faltarão poemas para enriquecer a Conversa.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: