16.6 C
Castelo Branco
Domingo, Outubro 17, 2021
No menu items!
InícioNacionalEco Evento permitiu recolha de uma tonelada de recicláveis

Eco Evento permitiu recolha de uma tonelada de recicláveis

Pelo segundo ano consecutivo, a Feira do Pinhal teve a chancela de Eco Evento Valnor, assumindo os compromissos da gestão adequada de resíduos e da redução do impacto ambiental.

Em 2019, esse compromisso converteu-se na recolha de perto de uma tonelada de recicláveis, entregues à Valnor que fez a doação simbólica de 106,14€ representativa dos resíduos recolhidos, valor que se destina habitualmente ao organizador do evento e do qual o Município prescindiu a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros.

A entrega deste cheque aconteceu no passado dia 20, no Salão Nobre do Município, onde o vice-presidente da CMO, Victor Antunes e o vereador Paulo Urbano, receberam Nuno Heitor, administrador delegado da Valnor, António Lopes, coordenador Unidade Produção Valnor e Sandra Pedrogam, Comunicação e Sensibilização Ambiental Valnor, assim como o Comandante da AHBVO, Luís Antunes e o presidente da Direção desta Associação, Albino Caldeira.

Ainda nesta edição da Feira do Pinhal, o Município elevou a fasquia com a implementação do Eco Copo.

A venda destes copos reutilizáveis, foi assumida pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros (AHBVO), que recebeu a totalidade da receita gerada, no valor de 3.747,00€.

O compromisso do Município passou também pela distribuição aos expositores de um kit de três sacos para reciclagem de papel, plástico/metal e recolha de “lixo doméstico”, que facilitou as funções da equipa de recolha de lixo e diminuiu a pegada ecológica deste evento.

Para o mesmo efeito, contribuíram os ecopontos distribuídos pelo recinto assim como o trabalho de sensibilização feito pelo departamento de Ambiente do Município em parceria com a Valnor, também presentes no evento.

O programa Eco Evento tem como principal objetivo informar, cada vez mais, um maior número de pessoas para a necessidade de adoção de comportamentos que promovam a prevenção e redução da quantidade de resíduos produzidos, a separação das embalagens, a recolha seletiva e encaminhamento dos resíduos, produzidos nos eventos, para reciclagem.

Pretende-se associar o êxito dos eventos a uma maior consciencialização para a reciclagem aferindo as quantidades recebidas e recicladas e fortalecendo a credibilidade das estruturas que se associam a este programa.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: