12 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 21, 2021
No menu items!
Início Cultura Boas razões para alugar um veículo na Beira Interior

Boas razões para alugar um veículo na Beira Interior

A Beira Interior é conhecida mundialmente por produção de vinho, por preservar o seu espetacular património histórico e por manter como um tesouro a natureza deslumbrante da Serra da Malcata, que permanece pronta a ser explorada e surpreender os seus visitantes.

Neste local no centro de Portugal, que continua a manter as suas tradições há séculos, a gastronomia, a enologia, a cultura, a história, a flora, a fauna e a aventura são apenas alguns dos principais motivos para esquecer-se da passagem do tempo.

Vinhas na Beira Interior foto: winesofportugal.info

Uma viagem de aventura no centro de Portugal

A Reserva Natural da Serra da Malcata está localizada na fronteira com a Espanha, entre as cidades de Penamacor e Sabugal, dentro de uma região cheia de natureza cujo objetivo é a preservação do lince ibérico.

Nesta reserva natural, atravessada pelos rios Côa e Bazágueda, também é possível encontrar raposas-vermelhas, gatos selvagens, javalis, lontras, cegonhas-pretas, águias de Montagú e pegas de asas azuis, o que, para amantes da vida selvagem, torna cativante a experiência de passar pela região.

Com extensão territorial superior a 16 000 hectares e baixo número de habitantes, a Serra da Malcata oferece aos seus visitantes a oportunidade de seguir uma das cinco rotas pedestres propostas pelo parque para observar sua flora e fauna. Entre estas rotas é possível visitar a capela do Espírito Santo, o Cabeço do Pisão e percorrer os caminhos de Salgueirinho, Sobreiral e Carvalhal.

Serra da Malcata foto: guiadacidade.pt

No entanto, uma opção mais confortável e que permite aos visitantes da região aproveitar melhor o tempo no parque é usar um veículo todo-o-terreno, que pode ser encontrado em plataformas como aluguerdecarrosbaratos.pt. Viajar pelas montanhas e pelos arredores é uma das primeiras opções para turistas e moradores locais, e uma viatura desse tipo torna o passeio mais agradável.

Desfrute da história e da gastronomia da Beira Interior sem restrições

Por estar localizada na fronteira com a Espanha, a Beira Interior é uma passagem para visitantes do país vizinho que chegam de Salamanca, Plasencia ou Galícia rumo à Lisboa ou ao Porto.

Sendo uma das regiões menos populosas do país, a Beira Interior permanece quase imune à passagem do tempo e oferece aos seus visitantes a oportunidade de conhecer um estilo de vida de que vale a pena fotografar cada canto, graças às cidades monumentais e às aldeias fortificadas que tornam essa região tão pitoresca.

Cabrito estonado em Oleiros foto: arquivo

Além do exposto acima, a cozinha tradicional conserva as sopas como protagonistas dos menus, visto que esse prato ajuda a combater o clima frio da região, além de ser o complemento ideal para acompanhar iguarias tradicionais como cabrito assado ou arroz de pato à Lafões. Finalmente, não se esqueça de experimentar as filhós e os massapães de amêndoa Covilhã, alguns dos doces mais representativos da culinária do centro de Portugal.

Conheça uma das maiores regiões vinicultoras portuguesas

Desde a Idade Média, alguns dos vinhos mais reconhecidos internacionalmente são produzidos perto das vilas de Viseu, Mangualde e Nelas. No entanto, algumas das vinícolas produtoras dentro da região da Beira Interior ainda mantêm a fabricação e a conservação dos mesmos dentro de construções medievais cheias de história.

Além do acima mencionado, por produzir vinhos D.O.C. premiados internacionalmente em competições exclusivas como os prémios VinDuero-VinDouro, destacam-se as vinícolas locais como Quinta dos Currais, Quinta dos Termos, Casas do Coro ou Cooperativa Agrícola Beira Serra.

Fazer uma road trip pela região do Dão, conforme indicado em autoeurope.pt, é uma grande oportunidade para os amantes de vinho, porque assim é possível conhecer os locais onde esses vinhos são produzidos, os quais estão cercados por fortificações, castelos e monumentos em uma das áreas montanhosas mais elevadas de Portugal.

Descubra alguns dos museus mais interessantes do país

O vasto território da Beira Interior também é sede de museus cheios de história para contar e segredos para descobrir, como é o caso do Museu Nacional Ferroviário, do Museu de Geodesia e do Museu do Fogo e da Resina.

O Museu Nacional Ferroviário, por exemplo, convida os seus visitantes a desfrutar de um interessante programa especial que está em exibição na atualidade e que celebra o 163° aniversário da primeira viagem no caminho de ferro em Portugal. A mesma foi realizada pelo Comboio Real, veículo que ainda está em exibição e com acesso ao público dentro deste museu.

Museu Nacional Ferroviário foto: arquivo

Enquanto isso, o Museu de Geodesia se destaca por ser a sede da antena de tráfego aéreo que ocupa a primeira posição na classificação nacional da Flightaware, sendo reconhecida pela importância na observação de aeronaves e no controle de tráfego aéreo dentro da Espanha e de Portugal.

Finalmente, o Museu do Fogo e da Resina ganha importância dentro da Beira Interior portuguesa devido ao fato de estar localizado no centro de uma das comunidades mais pitorescas da região e por ser o local de conservação de ferramentas de vital importância para o desenvolvimento da sociedade moderna, cada uma delas sendo produzida graças ao uso apropriado do fogo e ao aproveitamento da resina.

A Beira Interior é uma das regiões mais pitorescas do centro de Portugal, com edifícios históricos e locais dedicados a contar os segredos do desenvolvimento da região. Além disso, aqui também é possível encontrar vinhedos mundialmente famosos, uma cultura gastronómica que combina majestosamente produtos originários da região e um dos mais belos santuários de conservação da vida selvagem da Península Ibérica.

Pelas razões acima e muitas outras, a Beira Interior de Portugal é um destino que vale a pena explorar em detalhes, dando muitos motivos para alugar um carro e descobrir todos os segredos que são preservados nesta bela região do país.

Foto de capa: blogspost.com

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: