11.1 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Abril 19, 2021
No menu items!
Início Desporto Universidade de Coimbra assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com a...

Universidade de Coimbra assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com a apresentação do programa UC For All

Na próxima terça-feira, 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Universidade de Coimbra (UC) vai fazer a apresentação pública do programa UC For All, um plano de promoção da igualdade de oportunidades e equidade no acesso e sucesso no ensino superior, com um foco na inclusão de estudantes com deficiência e necessidades especiais.

Na agenda do dia, está a realização de uma conferência, a demonstração de novas tecnologias para tornar as bibliotecas da UC mais inclusivas (ferramentas desenvolvidas no âmbito de um protocolo com a Fundação Altice) e a cerimónia de criação da primeira Secção de Desporto Adaptado da Associação Académica de Coimbra, que contará com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Focado em quatro eixos (acessibilidades físicas; acessibilidades digitais; promoção do sucesso académico e prevenção do abandono e empregabilidade), o programa UC For All será apresentado pela Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Serviços da Ação Social, Cristina Albuquerque, a partir das 10h00, no Auditório D. João III no Arquivo da Universidade de Coimbra.

O mesmo espaço recebe, depois, a conferência UC For All (de debate sobre estes temas), o anúncio de uma exposição sobre o primeiro caso de inclusão social no ensino superior português (o antigo estudante da UC e poeta invisual António Feliciano de Castilho) e a cerimónia de assinatura de um protocolo de cooperação entre a UC e a Fundação Altice (que inclui a apresentação das novas tecnologias que vão ser implementadas para tornar as bibliotecas da UC mais inclusivas e acessíveis para pessoas com deficiência).

O encerramento desta sessão, pelas 11h25, estará a cargo do Reitor, Amílcar Falcão.

A partir das 12h00, o Pavilhão 2 do Estádio Universitário de Coimbra é palco da cerimónia de criação e instalação dos órgãos sociais da primeira Secção de Desporto Adaptado da Associação Académica de Coimbra (AAC), a Pro-Secção de Boccia, apoiada pela UC no âmbito do contrato-programa assinado com a AAC em julho e dando seguimento ao seu objetivo de promover uma cultura de inclusão no desporto.

A iniciativa – com as intervenções do Reitor da UC, Amílcar Falcão, do presidente da Secção de Desporto Adaptado da AAC, Bernardo Alexandre Lopes, do presidente da AAC, Daniel Azenha, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo – encerra com uma demonstração da modalidade.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: