Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 14, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

AZEITE.COME recupera as memórias da campanha da azeitona em Proença-a-Nova

AZEITE.COME recupera as memórias da campanha da azeitona em Proença-a-Nova
José Lagiosa

A edição do AZEITE.COME deste ano, que se realiza a 30 de novembro, será dedicada à tradição, aos usos e aos costumes ligados à apanha da azeitona.

Além da viagem por todo o ciclo do azeite, desde o fruto até ao produto final, a proposta convida as pessoas a participarem da apanha, juntamente com o Grupo de Teatro Váatão, que recriará todo o processo, desde o estender dos panos, à colheita, à partilha do farnel e às cantigas que faziam esquecer a dureza desta tarefa agrícola.

O programa inclui uma visita ao lagar tradicional do Vale Serrão onde os participantes poderão conhecer os processos de extração de azeite: a azeitona é moída por pesadas mós, é enseirada e então prensada, de modo a que o azeite escorra para recipientes com água quente, onde é feita a separação dos dois líquidos.

A visita seguirá depois para um lagar moderno.

A empresa Lagares da Catraia, S.A. abrirá as suas portas para mostrar como funciona um lagar industrial, em que a mão-de-obra necessária para o processo de extração de azeite é menor e no ambiente geral o que sobressai é a limpeza do espaço, como se de uma fábrica se tratasse.

Apenas o cheiro a azeite deixa antever que estamos mesmo num lagar.

No final desta visita haverá uma prova de azeites promovida por João Rodrigues, seguida de um atelier de cultura e gastronomia com o Chef João Branco.

Apanha da azeitona

A manhã terminará com um almoço na Associação dos Galisteus.

São estas memórias e as experiências sensoriais que o AZEITE.COME pretende reavivar e dar a oportunidade de outros as viverem, integrando esta iniciativa no projeto Beira Baixa Cultural – cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).

As inscrições estão limitadas a 40 participantes e estão a decorrer no Posto de Turismo, através do telefone 939 623 269 ou através do e-mail postodeturismo@cm-proencanova.pt.

Comentar