Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 10, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Centros de investigação na Universidade de Coimbra abrem as suas portas na Semana da Ciência e da Tecnologia

Centros de investigação na Universidade de Coimbra abrem as suas portas na Semana da Ciência e da Tecnologia
José Lagiosa

A Universidade de Coimbra (UC) associa-se a mais uma edição da Semana da Ciência e da Tecnologia, promovida pela agência Ciência Viva.

De 24 a 30 de novembro, 11 centros de investigação e estruturas de divulgação científica na UC mostram o seu trabalho nas mais variadas vertentes e dando ao público uma oportunidade de contacto direto com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

Center for Innovative Biomedicine and Biotechnology (CIBB, consórcio que junta o Centro de Neurociências e Biologia Celular e o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra), Centro de Estudos Sociais (CES), Centro de Geociências, Centro de Informática e Sistemas (CISUC), Centro de Investigação em Antropologia e Saúde, Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta, Jardim Botânico, Observatório Geofísico e Astronómico, Proaction Lab (Laboratório de Percepção e Reconhecimento de Objetos e Ações) e RÓMULO Centro Ciência Viva   vão organizar atividades no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia.

Passando pelas mais variadas áreas do saber – da botânica à astronomia, da antropologia às geociências, da engenharia de processos químicos ao estudo do funcionamento do cérebro… – estão previstas perto de 30 atividades.

Na agenda, constam visitas às escolas da região (pelos investigadores do CIBB), workshops variados (por exemplo, no CISUC, pode aprender-se, como criar um jogo de computador), palestras (como “Educação contra o raciscmo”, pelo antigo capitão da seleção francesa de futebol Lilian Thuram, promovida pelo CES), debates, seminários, exposições e até iniciativas como as comemorações do 11.º aniversário do RÓMULO ou a XXV Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis, promovida pelo Centro de Geociências/Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.

“A Semana da Ciência e da Tecnologia é uma oportunidade para partilharmos com as escolas e o publico em geral a investigação científica e os avanços tecnológicos desenvolvidos na Universidade de Coimbra, estreitando, cada vez mais, a distância entre a universidade e a sociedade”, sublinha a Vice-Reitora da UC para a Investigação, Cláudia Cavadas.

A Semana da Ciência e da Tecnologia é uma iniciativa da agência Ciência Viva, que decorre em diversas unidades de investigação do País, como parte das celebrações do Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro).

Mais informações, formulários de inscrição e a lista completa dos eventos agendados estão disponíveis em http://www.cienciaviva.pt/semanact/edicao2019/.

Comentar