Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 28, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Crianças comemoraram o Dia do Pijama na Sertã

Crianças comemoraram o Dia do Pijama na Sertã
José Lagiosa

Iniciativa no âmbito da Semana dos Direitos da Criança

Assinalou-se, a 20 de Novembro, mais uma edição do Dia Nacional do Pijama e no Concelho da Sertã a iniciativa mobilizou cerca de 600 crianças.

A edição deste ano foi organizada conjuntamente pelo Município da Sertã, pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Sertã e integrou-se no plano de atividades do projecto Bússola, projecto de prevenção e intervenção que resulta da parceria do Município e do Agrupamento de Escolas da Sertã.

O Município da Sertã assinala esta efeméride desde 2012 e a edição deste ano saiu das escolas e levou as crianças até à Alameda da Carvalha, na Sertã, onde puderam participar numa série de atividades.

Visitaram o “Estendal dos Direitos das Crianças” que era composto por diversas peças de roupas pintadas e ilustradas com mensagens, resultante do empenho de crianças das várias escolas do concelho.

O estendal esteve exposto na Alameda da Carvalha e junto à Casa da Cultura como forma de chamar a atenção e sensibilizar a população em geral para a temática.

Na tenda, instalada na Alameda da Carvalha, as crianças escutaram a história “Todos de Pijama” que conta a aventura de duas crianças que procuram desvendar o segredo e encontrar o pássaro azul, tendo apenas como pista o pijama, que acaba por revelar-se de grande importância.

A história foi contada por técnicas da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas da Sertã e por técnicas da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes.

Dia do Pijama decorreu na Sertã

Depois de escutarem atentamente a história, as crianças dançaram o hino do pijama, que este ano foi criado pelos Calema e se intitula “Quero acreditar”.

A dança e respectiva coreografia foram dinamizadas pelas alunas do Grupo de Dança Aeróbica (Desporto Escolar) do Agrupamento de Escolas da Sertã.

Durante todo o dia as crianças participantes vestiram o pijama que simboliza conforto e aconchego.

A iniciativa abrangeu cerca de 600 crianças das Escolas Básicas de Cabeçudo, Castelo, Cumeada, Sertã (1º, 2º e 3º anos), Várzea dos Cavaleiros e jardim de infância “O Pinheirinho”.

As crianças do jardim de infância do Centro Social São Nuno de Santa Maria, apesar de inscritas, não puderam comparecer à atividade, tendo celebrado o Dia do Pijama na sua escola.

O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário pensado para crianças ajudarem outras crianças.

Tem como missão chamar a atenção da comunidade em geral para a importância deas crianças terem“direito a crescer numa família”, dando a conhecer o que são famílias de acolhimento e a importância da sua existência para as crianças que, por razões várias, não vivem no seio de uma família e, assim, não usufruem do seu calor e do seu conforto (aqui simbolizado pelo pijama).

Assinala-se anualmente a 20 de novembro, Dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.

A edição de 2019 foi integrada na Semana dos Direitos da Criança, que assinalou o 30.º aniversário da referida convenção e que integrou também o “Estendal dos Direitos das Crianças” e o Painel/Debate “Direitos das Crianças”.

Comentar