Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Abril 7, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Dia Mundial da Diabetes comemorado pela ADBB em Castelo Branco

Dia Mundial da Diabetes comemorado pela ADBB em Castelo Branco
José Lagiosa

A ADBB – Associação de Diabetes da Beira Baixa, assinalou, ontem, 14 de Novembro, em Castelo Branco, o Dia Mundial da Diabetes.

Das três iniciativas desenvolvidas pela ADBB, destaque para a Palestra sobre o tema “A Diabetes e a Família”, realizada no Salão de Reuniões da Junta de Freguesia albicastense, na qual foram oradores a Drª Helena Monteiro, presidente da direção da ADBB que abordou a temática da “Importância das Associações, a Enfermeira Maria de Jesus Fradique, do Conselho Técnico da ADBB que falou sobre “Obesidade infantil na diabetes” e o médico Jorge Monteiro, diretor do Conselho Técnico da ADBB que incidiu a sua intervenção para a “Educação Terapêutica”.

Enfermeira Maria de Jesus Fradique, membro do Conselho Técnico da ADBB

Helena Monteiro fez uma resenha da atividade da ADBB, desde há dois anos, data da constituição da associação, alertando para a necessidade dos apoios das autarquias para que seja possível desenvolver mais trabalho, com qualidade já que “com mais recursos, principalmente financeiros, podemos fazer mais eventos, mais palestras, mais ações de sensibilização e prevenção, ações de informação e educação terapêutica, junto das populações, enfim… podemos ir mais longe e fazer melhor”.

A presidente da ADBB acrescentou ainda que “o papel da ADBB, sobretudo como parceira na Gestão da Saúde, pois é uma Associação envolvida com pessoas com diabetes, familiares e cuidadores, pode sem dúvida, vir a acrescentar inegável valor às comunidades da sua área de intervenção”.

Dr. Jorge Monteiro, presidente do Conselho Técnico da ADBB

Após a presidente, coube à enfermeira Maria de Jesus Fradique, membro do Conselho Técnico da ADBB, falar sobre “Obesidade Infantil e a Diabetes”, intervenção que alertou para o facto de “a Diabetes ser uma doença, acrescentando que as crianças que têm mais de 20% de peso superior aos valores ideais é já considerada obesa”, logo propensas a virem a ter diabetes.  

Luzes Azuis assinalaram o Dia Mundial da Diabetes no Centro Comercial Nuno Àlvares, onde se situa a sede da ADBB

Por último, Jorge Monteiro, presidente do Conselho Técnico da ADBB, começou por relembrar que “a Diabetes para além de uma doença solitária, é uma doença silenciosa, já que os doentes que a têm, só estão com o seu médico, cerca de 1% do tempo anual”.

Depois de alertar que os números são assustadores “cerca de 12 pessoas morrem, diariamente em Portugal”, o clínico disse ser necessário e muito importante, “prevenir, diagnosticar e tratar a tempo”.

Recorde-se que a ADBB tem como áreas de intervenção, os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Penamacor, Sertã, Oleiros, Vila de Rei e Proença-a-Nova.

Atualmente com 140 sócios, um dos objetivos principais da associação, é o crescimento do número de associados de forma a permitir uma sua sustentabilidade financeira.

Ainda no âmbito desta comemoração, foram colocadas luzes azuis, símbolo da diabetes, a iluminar as fachadas do edifício da Junta de Freguesia de Castelo Branco e no Centro Comercial Nuno Álvares, onde está instalada a sede da ADBB.

Antes de iniciar a entrevista na Rádio Urbana em Castelo Branco, Jorge e Helena Monteiro com o jornalista Eduardo Vinagre

O dia terminou com, uma entrevista, em direto, no noticiário das 18 horas da Rádio Urbana, conduzida pelo jornalista Eduardo Vinagre.

Comentar