Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 14, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Fernando Namora no Clube de Leitura no CAA

Fernando Namora no Clube de Leitura no CAA
José Lagiosa

Fernando Namora é o autor de novembro do Clube de Leitura no Centro Artístico Albicastrense, que reúne, na próxima quinta-feira, dia 21, às 17 horas.

O livro “Casa da Malta” foi a escolha de Paula Lourenço, dinamizadora do Projeto “Coisas da Aldeia”, em Tinalhas, e membro do Clube de Leitura desde a primeira sessão, em janeiro.

Capa do Livro

Para a sessão dedicada a Fernando Namora, o Clube de Leitura convidou também o professor Fernando Raposo, que participou como ator na série televisiva “Retalhos da Vida de Um Médico”, da RTP, realizada em Monsanto, numa adaptação do livro homónimo de Fernando Namora,

Recorde-se que Fernando Namora nasceu em Condeixa-a-Nova, a 15 de abril de 1919, e foi médico municipal, na aldeia de Tinalhas, em 1943, onde escreveu “Casa da Malta”, nas circunstâncias que o próprio descreve no prefácio à última edição do livro: “eu era médico havia curtos meses e achava-me, de súbito, numa província desconhecida, entre gentes, modos, labores, que representavam para mim uma dura e maravilhosa descoberta.

Assim começava uma instabilidade errante, que me levaria aqui e ali, aos camponeses, aos mineiros, aos contrabandistas, aos párias, aos grandes e pequenos burgueses dos livros que iria escrever…”

Foi, pois, em Tinalhas, que se iniciou a relação de Fernando Namora com a Beira Baixa, a escrita pela qual ficaria conhecido, e a pintura.

É, em Castelo Branco, no ano de 1944, que Fernando Namora expõe pela primeira e única vez, numa mostra individual de pintura.

O Clube de Leitura no Centro Artístico Albicastrense realiza-se uma vez por mês e está aberto à participação de todos os leitores interessados.

Comentar