Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Junho 2, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Fora do Lugar abre com casa cheia e tem mais 2 semanas

Fora do Lugar abre com casa cheia e tem mais 2 semanas
José Lagiosa

O arranque do 8º Fora do Lugar foi este fim de semana com casa cheia, muita música e atividades educativas e ambientais.

Agora, o mais eclético festival de músicas antigas prossegue com novos concertos de músicos internacionais em lugares improváveis do concelho de Idanha-a-Nova – Cidade Criativa da Música da UNESCO.

Assim, no dia 29 de novembro (sexta-feira), o Fora do Lugar leva até à aldeia de Toulões o virtuosismo do Ensemble Allettamento, de Mario Braña Gómez e Elsa Pidre Carballa, numa viagem através da música dos séculos XVI e XVII.

No sábado, 30 de novembro, é a vez dos Milo Ke Mandarini Quartet (Espanha, Grécia) trazerem música mediterrânea ao Centro Cultural Raiano, na Noite Cheia do Festival (inclui exposições, concertos, gastronomia e cinema documental).

O concerto tem início por volta das 21h30, mas logo às 20h30 é inaugurada a exposição Beira Baixa Sob Perspetiva.

Concerto – Milo ke Mandarini Quartet (Espanha, Grécia)

Depois, chega o terceiro e derradeiro fim-de-semana para andar ‘fora do lugar’. Primeiro realiza-se o Concerto Campestre (Portugal), a 6 de dezembro, em Segura, que faz uma festa em torno das danças, folias, chacones, passacailles e outros ostinatos inspirados pelas Festas do Rei Sol, Louis XIV.

Por fim, o festival que cruza tempos e lugares termina, no dia 7 de dezembro, na Sé Catedral de Idanha-a-Velha, com a fabulosa cantora e tocadora de oud, Waed Bouhassoun (Síria), que descreve a sua música, muito ligada às suas raízes, como a expressão da sua própria identidade.

Waed canta o amor pelo seu país, a Síria, e a nostalgia que sente pela sua terra natal e por Damasco, a cidade da sua juventude.

Resultado da parceria entre a Arte das Musas e o Município de Idanha-a-Nova (e com o apoio do Ministério da Cultura e da Direção Geral das Artes), o Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas é uma proposta inspirada no mundo rural, virada para o país, a Europa e o Mundo.

A entrada nos concertos é gratuita, sujeita à lotação das salas.

Nas restantes atividades é necessária inscrição prévia (também ela gratuita) através dos contactos do Fora do Lugar: www.foradolugar.pt e página do Facebook www.facebook.com/foradolugar

Comentar