Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 13, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Instituto Piaget organiza encontro sobre educação com Edgar Morin, Henri Atlan e Jérôme Bindé

Instituto Piaget organiza encontro sobre educação com Edgar Morin, Henri Atlan e Jérôme Bindé
José Lagiosa

No âmbito das comemorações do seu 40.º aniversário, o Instituto Piaget promove esta sexta-feira e sábado (15 e 16 de novembro) um grande “Encontro sobre Educação”, no seu Campus Universitário de Almada.

A iniciativa conta com os “pais” da Educação e da Sociologia modernas, nomeadamente Edgar Morin, Henri Atlan e Jérôme Bindé que se juntam a uma dezena de especialistas nacionais e internacionais para debater o estado atual do ensino e o seu futuro.

Durante dois dias, o Instituto Piaget promove o debate em torno de questões estruturais como a formação humana e cultural das crianças, e a pedagogia, entre outras.

Edgar Morin, sociólogo e filósofo francês, considerado um dos principais pensadores contemporâneos, abordará o tema da complexidade humana; o filósofo, médico e biólogo Henri Atlan irá questionar a possibilidade de se ensinar a virtude; enquanto que o escritor e futurista Jérôme Bindé falará sobre Educação sem universalidade.

Edgar Morin, sociólogo e filósofo francês

David Rodrigues, Adelina Gimeno, Estela Rodrigues, Violante Magalhães e Britt-Mari Barth, entre outras personalidades, também marcarão presença para debater grandes temas relacionados com a Educação no século XXI.

O Encontro será ainda palco da comemoração dos 30 anos do Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa, um projeto do Instituto Piaget que desde 1989 organiza concursos poéticos para crianças, com o objetivo de reintroduzir em Portugal e nos países de língua oficial portuguesa, a cultura literária e a dimensão poética na formação dos mais novos.

Instituto Piaget de Almada

O Encontro sobre Educação encerra assim as comemorações do 40.º aniversário do Instituto Piaget que teve um papel preponderante na formação de educadores e professores, entre muitos outros profissionais de diversas áreas do saber, sobretudo no Interior e nas zonas periféricas dos grandes centros urbanos.

Comentar