11.4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioInternacionalMunicípio da Sertã promoveu atividades junto dos mais novos

Município da Sertã promoveu atividades junto dos mais novos

Saúde e Alimentação

O Dia Mundial do Cancro Digestivo e o Dia Mundial da Alimentação, assinalaram-se, respetivamente, a 30 de setembro e a 16 de outubro.

Neste âmbito e à semelhança de anos anteriores, o Município da Sertã desenvolveu diversas atividades nas escolas do primeiro ciclo do ensino básico, como forma de sensibilizar os mais novos para as problemáticas associadas a uma alimentação deficiente.

Nas datas referidas foram distribuídos aos alunos individuais de tabuleiro ilustrados com uma banda desenhada alusiva à temática.

Antes da refeição, as colaboradoras leram e explicaram a história, sensibilizando os alunos para a importância de uma alimentação saudável.

Esta atividade surgiu como complemento às iniciativas da Semana da Alimentação, desenvolvidas no âmbito do Projecto Bússola, resultante da parceria entre o Município da Sertã e o Agrupamento de Escolas.

Assim de 21 a 25 de Outubro e nos dias 6 e 8 de novembro, tal como em anos anteriores, a nutricionista Vera Dias dinamizou uma série de ações de sensibilização alusivas à alimentação saudável, junto das crianças do pré-escolar e alunos do 1.º CEB, através de uma série de jogos e atividades lúdicas com o objetivo de sensibilizar os mais novospara a importância de uma alimentação saudável, que depois transmitirão as aprendizagens aos mais velhos (pais, irmãos, tios, avós).

As atividades deste ano consistiram em realizar lanches saudáveis: com jogos e algumas brincadeiras, cada criança criou o seu lanche, escolhendo os alimentos de acordo com o “Semáforo dos Lanches”, classificando-os como verdes (alimentos saudáveis que podem ser consumidos frequentemente), amarelos (alimentos “menos bons” que podem ser consumidos pontualmente) ou vermelhos (alimentos “maus” que devem ser evitados).

As crianças estiveram presentes no Dia Mundial da Alimentação

A promoção deste tipo de atividades decorre da realização de iniciativas congéneres dinamizadas pelo Município da Sertã na promoção de uma alimentação saudável e equilibrada.

É exemplo disso, o Regime de Fruta Escolar e Hortícolas, no âmbito do qual são distribuídas, duas vezes por semana (às terças e às quintas-feiras), peças de fruta da época (laranja, maçã, uva, ameixa, banana, entre outras variedades) e legumes (tomate e cenoura) aos 425 alunos do primeiro ciclo do ensino básico e às 140 crianças da Educação Pré-Escolar do Concelho da Sertã.

Em complemento, integrado no referido regime, os educadores e professores realizam ações de carácter lúdico-pedagógico integradas no programa educativo, que contribuem para a sensibilização da comunidade educativa para a importância de uma alimentação responsável e promotora da saúde e do desenvolvimento integral.

Para José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, “este tipo de iniciativas reflete a preocupação do Município da Sertã com a saúde e bem-estar das crianças, permitindo uma progressiva melhoria da qualidade de vida, através da adopção de hábitos de alimentação saudáveis”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading