Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 14, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Universidade de Coimbra recebe condecoração “Amigo da Marinha” do Brasil

Universidade de Coimbra recebe condecoração “Amigo da Marinha” do Brasil
José Lagiosa

A distinção foi criada em agosto de 1966 para “agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses atinentes à Marinha e na divulgação da importância do mar para o país”.

Um “ato singelo, mas de extrema relevância, não apenas para a Sociedade de Amigos da Marinha do Brasil (SOAMAR) como para a Marinha do Brasil”, afirmou durante a cerimónia o adido da Defesa e Naval do Brasil em Portugal, Capitão do Mar e Guerra Hermes Pacheco Pereira de Oliveira.

A Universidade de Coimbra (UC) é “um dos mais importantes berços de conhecimento mundial”, onde não apenas estudantes mas também investigadores têm “a oportunidade de receber ensinamentos com dinâmicas atuais e inovadoras”, acrescentou Hermes Pacheco Pereira de Oliveira.

Distinção entregue à Universidade de Coimbra

Com projetos e centros de investigação como o laboratório MAREFOZ [laboratório do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) sediado na Figueira da Foz], a UC “contribui para o desenvolvimento sustentável da região, com uma visão de futuro e valorização da economia”, sublinhou.

“Não sendo Coimbra uma cidade à beira-mar, temos levado a UC para o mar”, não apenas ao nível de entidades, como é o caso do MAREFOZ, ou de projetos com outras cidades costeiras, como Mira, na UC tem sido de relevo o desenvolvimento e apoio a “bons investigadores [da UC] no âmbito da economia azul”, referiu o Reitor, Amílcar Falcão. “Nós, a UC e nós enquanto País, temos uma tradição longa com o mar”, lembrou o responsável.

Ao receber a condecoração, que considerou “uma honra”, Amílcar Falcão garantiu que a UC “é uma casa aberta” e aqui há “uma consciência profunda da força de ligação com o Brasil, com o povo e com as instituições, e que esperamos continue cada vez mais forte”.

A SOAMAR foi criada em 1972 e tem como objetivo “congregar os agraciados e condecorados pela Marinha do Brasil”.

Para além do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, também a instituição foi agraciada com a medalha, por ser “a mais forte instituição portuguesa no setor da inovação e pesquisa”.

*Fotos: Paulo Amaral (UC)

Comentar