30.6 C
Castelo Branco
Sábado, Agosto 8, 2020
No menu items!
Início Cultura Última sessão do ano dos Cafés Com Ciência destaca religiões

Última sessão do ano dos Cafés Com Ciência destaca religiões

A última sessão de Cafés Com Ciência de 2019 decorrerá a 17 de dezembro no SerQ – Centro de Inovação de Competências da Floresta, a partir das 18 horas.

Dinamizada por João Gouveia Monteiro, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a sessão terá como temática “As três grandes religiões mundiais: Cristianismo, Islão e Hinduísmo. Que fundamentos? Que diálogo? Que futuro?”.

Irá propor uma revisitação sintética do percurso das três religiões que, hoje, contam com um maior número de adeptos em todo o mundo: o Cristianismo, o Islão e o Hinduísmo.

São três histórias contrastantes, mas com alguns denominadores comuns. Tentar-se-á explicar a sua origem, os seus principais valores e as razões do seu sucesso.

Estarão também em análise os requisitos necessários a um diálogo inter-religiões assim como o problema dos fundamentalismos.

João Gouveia Monteiro é Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde lecciona História da Antiguidade Clássica, História da Idade Média, História Militar, História das Religiões e Matrizes Medievais e Modernas da Cultura Europeia.

Desde julho de 2019 é também director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

É autor de 20 livros, coordenou a equipa que trabalhou no Campo Militar São Jorge/Aljubarrota (1995 a 2001), de que resultou o livro “Aljubarrota Revisitada”.

Entre outros cargos, João Gouveia Monteiro foi pró-reitor para a Cultura na Universidade de Coimbra (2003-2007), presidente da Comissão Científica de História (2000-2001) e é membro fundador e actual presidente da Associação Ibérica de História Militar (séculos IV-XVI).

Os “Cafés com Ciência-Sertã” são conversas informais sobre ciência, abertas a todas as idades, promovidas pelo SerQ em parceria com Município da Sertã e o Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra.

Regressarão em 2020 em data a divulgar em breve.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Programa de voluntariado “Juntos pela Floresta Vilarregense”: inscrições abertas

O Município de Vila de Rei, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, encontra-se a promover no Concelho o...

Município de Oleiros aprovou apoio extra de 100 mil euros às IPSS

Compensação de custos com a pandemia A autarquia atribuiu um apoio de cem mil euros a distribuir...

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário...

IPDJ promove o Dia Internacional da Juventude

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e com a Federação Nacional...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: