Os dias 6, 7 e 8 de dezembro ficaram marcados pela 13ª edição da tradicional Feira das Sopas, nos Escalos de Cima, um certame rico em sabores tradicionais, onde a cultura e a animação marcaram presença e que contou ainda com a participação de vários grupos musicais, showcooking e passeio pedestre.
Para além de destacar a dinamização económica que o certame confere à localidade, Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco considera ainda que “este é um evento que une as pessoas e que evidencia as tradições locais, como é o caso das sopas”.
A entrega de prémios do concurso das sopas foi um dos momentos mais aguardados, com destaque para a sopa da USALBI, no primeiro lugar, para a sopa das Manas Balhau, que ficou colocada no segundo lugar do pódio, e para a sopa da Liga dos Amigos da Lousa, que ficou com o terceiro lugar.
Destaque ainda para o passeio pedestre “Caminhos de Antanho”, uma caminhada que proporcionou, a todos os participantes, um maior conhecimento sobre os vários espaços e ambientes que compõem esta União de Freguesias.
A 13ª edição do tradicional certame contou com a presença de Aldo Lima, com uma performance cheia de humor, e de Saúl e Sérgio Rossi, que encheram de musicalidade e ritmo todo o recinto.
Para João Baltazar, presidente da União de Freguesias de Escalos de Cima e Lousa, o certame “promove os hábitos saudáveis e o convívio fraterno”, destacando ainda a caminhada e “o ambiente mais animado que por estes dias se faz sentir”.
A Feira das Sopas foi uma organização em parceria com os Guardiões da Luz, com a União de Freguesias de Escalos de Cima e Lousa e insere-se na estratégia definida pela Câmara Municipal de Castelo Branco com as restantes juntas de freguesia, com um programa de eventos e festas setoriais que promovem dinamismo e destaque para todo o Concelho.