28.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Julho 28, 2021
No menu items!
InícioInternacionalCastelo Branco assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Castelo Branco assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Promovendo a inclusão e a integração de pessoas com deficiência, o município de Castelo Branco, assinalou, no dia 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no Cine-Teatro Avenida.

A emblemática sala de espetáculos da cidade recebeu dezenas de alunos do 1º Ciclo de Ensino, com o objetivo de sensibilizar crianças, desde a mais tenra idade, para esta temática.

O vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, José Alves, destacou o importante trabalho que o município tem desenvolvido, considerando, no entanto, que “ainda há muito para fazer na integração e inclusão de pessoas com deficiência”, salientando a necessidade de “envolver toda a comunidade nesta matéria”.

Entre música, teatro e dança, foram várias as performances artísticas que subiram ao palco durante a tarde, desenvolvidas pelos agrupamentos de escolas do concelho e por várias associações de cariz social, com o intuito de sensibilizar para a importância do respeito pelos direitos humanos, transmitindo mensagens de paz, amizade, respeito, igualdade, tolerância, diversidade e inclusão.

Em representação dos agrupamentos de escolas envolvidos na iniciativa, Rui Duarte, diretor da Escola Afonso de Paiva, alertou para a importância de “criar condições de inclusão para os cidadãos portadores de deficiência” nas dimensões social, política, económica e cultural, com a “sensibilização de toda a comunidade educativa para a importância do respeito pelos direitos humanos”.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi criado em 1998 pela Organização das Nações Unidas e visa a sensibilização da comunidade para a compreensão, respeito e integração dos cidadãos portadores de algum tipo de deficiência nas comunidades.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: