7.8 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 21, 2021
No menu items!
Início Cultura Penamacor recebe Fórum Madeiro a 21 de dezembro

Penamacor recebe Fórum Madeiro a 21 de dezembro

A Tenda Vila Madeiro, situada no ex-quartel militar de Penamacor, recebe, no dia 21 de dezembro, entre as 15:00 e as 18:00, o “Fórum Madeiro – A Chama da Tradição”.

Este fórum, que contará com intervenções de Adelaide Salvado, Geógrafa Jubilada do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), de Eddy Chambino, Antropólogo, de José Alberto Sardinha, Etnomusicólogo, de Paulo Laranjo, da Casa da Cultura da Orada, e de Leonor Narciso, da Casa do Povo do Paúl, dividir-se-á em duas partes.

Na primeira, as intervenções de três oradores, investigadores na área da antropologia e da etnomusicologia, irão centrar-se nos rituais do fogo, na região que Penamacor centra na antiga província da Beira Baixa, e na tradição do Madeiro e no ciclo natalício.

Numa segunda parte, as intervenções irão centrar-se sobre questões mais ligadas diretamente com o Madeiro, não só de Penamacor mas de todo o território e da região convidada: o Alentejo.

Nesta fase, irá abrir-se a discussão à população, onde todos podem dar o seu contributo pessoal.

Pelas 16:10, decorrerá um momento musical.

O “Fórum Madeiro – A Chama da Tradição”, iniciativa inserida no evento Penamacor Vila Madeiro, tem como objetivo discutir o Madeiro enquanto identidade cultural destas comunidades, ditas de baixa densidade, unindo gerações distintas que presenciaram estas vivências e registando as alterações do ponto de vista ritual e pragmático, podendo constituir-se como ferramenta de trabalho para salvaguarda deste património.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: