Ler em voz alta contribui para o desenvolvimento das capacidades linguísticas da criança e promove igualmente o seu desenvolvimento emocional, ajudando a conhecer e a fortalecer as suas emoções.
Expande e enriquece o vocabulário, melhorando igualmente a sua capacidade de expressão e comunicação.
Vários são os estudos que confirmam que as crianças habituadas a ouvir ler em voz alta desde cedo, estão mais preparadas para desenvolver as suas capacidades de aprendizagem e, simultaneamente, fortalecer o gosto e o hábito de ler.
Sendo a leitura em voz alta uma estratégia de estímulo do prazer de ler, “damos continuidade a estes encontros de leitura em voz alta (iniciados no Natal de 2016), apresentando pelo terceiro ano esta atividade de animação de leitura intitulada EnCont(r)os de Natal: Canela e Pinho no Avental”, este ano destinada a todos os alunos do pré-escolar e alunos da educação especial do agrupamento de escolas Afonso de Paiva.
As sessões multissensoriais de leitura em voz alta decorreram entre 04 e 06 de dezembro na Biblioteca Escolar S. Tiago e foram orientadas pela educadora Maria da Luz Lopes, a partir de uma instalação temática alusiva ao Natal, com cheiros, sons, sabores e experiências de toda uma recriação de leituras em ambiente natalício, com a leitura em voz alta feita a partir dasobras “O Pequeno Pai Natal” de AnuStohner; “O primeiro Natal dos animais” de Benoît Debecker e“Feliz Natal, Lobo Mau” de Clara Cunha.
As histórias foram dramatizadas, com expressões faciais e sons apropriados e vozes diferentes para as personagens, ajustando o tom e o ritmo da leitura ao tipo de história, variando em função das peripécias, procurando deste modo estimular o imaginário das crianças, criando laços e promovendo a capacidade de concentração, sendo todos contagiados pelo prazer de ler e ouvir ler histórias!