18.3 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Agosto 3, 2020
No menu items!
Início Cultura CEARTE e Autarquia fomentam atividade económica em torno dos Bonecos de...

CEARTE e Autarquia fomentam atividade económica em torno dos Bonecos de Estremoz

Decorreu este mês de dezembro, a comemoração do segundo aniversário, da Inscrição da Produção de Figurado em Barro de Estremoz como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Fruto da colaboração entre o Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE) e a Câmara Municipal de Estremoz (CME), no âmbito da formação para a preservação de uma arte com mais de três séculos e que integra a identidade cultural de Estremoz, o CEARTE, através do seu diretor, Luís Rocha, marcou presença na cerimónia, que contou, naturalmente, com o presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Francisco Ramos, e com o diretor Museu Municipal, Hugo Guerreiro.

Tendo como objetivo principal transmitir competências técnicas, enquadradas historicamente em Estremoz, o curso de “Técnicas de Produção de Bonecos de Estremoz”, com a duração de 150 horas, contou com a participação de 16 formandos desta região alentejana, aos quais foi transmitido o “saber fazer” da produção do elemento identitário reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Perante uma assistência de largas dezenas de estremocenses, com destaque para os 16 formandos do curso de Técnicas de Produção de Bonecos de Estremoz, o diretor do CEARTE referiu tratar-se de “Um momento feliz e de grande significado, ao comemorar o 2.º aniversário da consagração dos Bonecos de Estremoz como património UNESCO e, paralelamente, assinalar a conclusão do curso que irá permitir a preservação e manutenção das técnicas de produção responsáveis destes ícones artesanais portugueses”.

Já o presidente da Autarquia, Francisco Ramos, após anunciar a criação de um Centro interpretativo do figurado de Estremoz, elogiou a parceria para a formação com o CEARTE, classificando-a de “parceria-modelo”, pela sua relevância, pelo facto de se tratar do único figurado do mundo que é património cultural imaterial da humanidade, pelos resultados da formação, e ainda, pela excelência da aprendizagem e elevado interesse dos formandos participantes, que conseguiram trabalhos extraordinários para o curto tempo de formação.

Ainda segundo o autarca de Estremoz, “o sucesso da iniciativa terá ficado a dever-se à organização do curso, às boas condições formativas disponibilizadas e à qualidade e dedicação dos formadores (Hugo Guerreiro, Isabel Borda de Água, Luís Parente) e, de forma particular, Jorge da Conceição, inexcedíveis na transmissão de conhecimentos e dedicação e também à motivação dos formandos”.

Em representação da equipa de formadores do CEARTE, Jorge Palmela, realçou as boas condições de equipamentos, materiais e acompanhamento, referindo ainda que “o entusiasmo dos formandos, a sua vontade de aprender e a sua perseverança, levaram a que os resultados alcançados e a qualidade das figuras por eles produzidas excedesse largamente as expectativas”.

Após a sessão solene, foi inaugurada a exposição dos trabalhos de formandos do Curso de Técnicas de Produção de Bonecos de Estremoz, no 1.º piso do edifício da Câmara Municipal.

Dado o interesse manifestado, por parte dos formandos, de querem iniciar a atividade económica de artesãos, o CEARTE disponibilizou-se para promover um curso na área do empreendedorismo, de forma a ajudar a criar e fomentar estratégias facilitadoras do processo de desenvolvimento desta atividade económica.

Deixar uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Ferbar é a 1.ª empresa portuguesa a apresentar leguminosas em embalagem Tetra Recart

Sediada na Maia, no Porto, a Ferbar é uma empresa familiar que tem vindo a inovar e a diversificar o seu portfólio...

Bruno Fialho anuncia candidatura à Presidência da República

“Sendo um verdadeiro homem de centro e progressista, candidato-me porque não desprezo nenhuma ideologia que não seja contra a Constituição. Pretendo...

UBI com 1.307 vagas no Concurso Nacional de Acesso

A academia mantém as vagas no próximo ano e apresenta duas novidades: o novo curso de Física e Aplicações e a...

Projeto Fumukaba distinguido com o prémio nacional do Energy Globe Award

O Projeto Fumukaba - “Projeto de desenvolvimento de energias domésticas sustentáveis na cidade de Bissau” - coordenado pela UCCLA e financiado pela...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: