25.6 C
Castelo Branco
Domingo, Setembro 20, 2020
No menu items!
Início Regional Município de Vila de Rei investe em novo programa de promoção do...

Município de Vila de Rei investe em novo programa de promoção do Sucesso Escolar

O Executivo Municipal de Vila de Rei aprovou, na sua última reunião ordinária realizada a 6 de dezembro, a execução de um Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, que vem reforçar a ação junto da comunidade escolar com a presença de mais uma psicóloga e de uma terapeuta da fala, que se juntam assim à equipa multidisciplinar em funções.

Esta iniciativa insere-se numa candidatura da CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo ao Programa Operacional Regional do Centro para Desenvolvimento do Potencial Humano, no âmbito do PEDIME 2 – Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal de Educação e dá pelo nome de ‘Projeto Bem Me Quer – In Centro pelo Sucesso Escolar’.

As ações vão abranger os alunos do pré-escolar (capacitar os alunos com competências para ingressar no 1º Ciclo; realizar avaliações a nível de psicologia e terapia da fala aos alunos sinalizadas e respetivo acompanhamento), do 1º Ciclo ao Secundário (desmistificar o papel do psicólogo na escola; trabalhar competências sociais e emocionais; apoio ao estudo e preparação de testes) e também junto dos Pais e Encarregados de Educação (desmistificar o papel do psicólogo na escola; dinamização de workshops e ações de formação sobre temáticas relevantes da vida escolar dos seus filhos e que promovam a sua maior participação na vida escolar).

O presidente do Município de Vila de Rei refere que “o reforço da equipa multidisciplinar que realiza funções junto da comunidade escolar assume uma elevada importância naquilo que é a sinalização e avaliação – em termos de psicologia e terapia da fala – de alunos para possível acompanhamento. Ao mesmo tempo, pretende-se um maior envolvimento e participação dos encarregados de educação ao longo do ano letivo a ainda uma mudança de comportamentos desafiantes que os alunos possam apresentar atualmente.”

O ‘Projeto Bem Me Quer – In Centro pelo Sucesso Escolar’ baseia-se num conjunto de atividades/ações dirigidas aos alunos do Agrupamento de Escolas com o objetivo de redução e prevenção do abandono escolar, promoção do sucesso escolar, promoção da igualdade no acesso à educação, desenvolvimento de competências pessoais e sociais e promoção de atitudes e comportamentos saudáveis.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Medidas de prevenção são difíceis de interiorizar e assimilar considera Magda Robalo

A Alta Comissária para a Covid-19 da Guiné-Bissau, Magda Robalo, considera que há conhecimento da doença provocada pelo novo coronavírus, mas que...

Vila Velha de Ródão reforça investimento na área da educação

O Município de Vila Velha de Ródão reforçou em quase 50% o investimento feito este ano letivo na área da educação, um...

LIVRE defende suspensão do acordo de extradição entre Portugal e Hong Kong

Após a aprovação da nova Lei de Segurança Nacional, imposta pela China em junho passado, Hong Kong entrou num regime onde é...

Recuperação imobiliária abranda e tem futuro incerto

DEVIDO AOS ATUAIS SINAIS MACRO-ECONÓMICOS EM PORTUGAL Ainda assim nasceram 300 novas empresas de mediação desde junho

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: