12.2 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Abril 19, 2021
No menu items!
Início Cultura DGArtes apoia projeto de revitalização cultural em Oleiros

DGArtes apoia projeto de revitalização cultural em Oleiros

No âmbito do “Programa de Apoio em Parceria – Revitalização do Pinhal Interior – Programa de Desenvolvimento Cultural do Território”, com um montante financeiro de 230.150,58 €, a Direção-Geral das Artes (DGArtes) vai apoiar 8 projetos, entre os quais o “Festival de Artes em Terras de Fogo” (cruzamento disciplinar), uma iniciativa intermunicipal entre Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã.

Esta linha de apoio da DGArtes surge na sequência da Resolução do Conselho de Ministros n.º 1/2018, de 3 de janeiro, a qual determinou a adoção de medidas de caráter extraordinário para fazer face aos danos sem precedentes provocados pelos incêndios que afetaram em 2017 grande parte do Pinhal Interior.

Os apoios contemplam as áreas de artes plásticas, cruzamento disciplinar, música e teatro, são atribuídos mediante acordos de parceria celebrados com os Municípios de Arganil, Lousã, Oleiros, Oliveira do Hospital, Penela, Proença-a-Nova, Sertã, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Concebidos e adequados à escala local e regional, os projetos irão contribuir para revitalizar o tecido associativo, fomentar as relações de cooperação entre cultura e sociedade civil e promover a participação das comunidades e dos públicos em diversos domínios da atividade artística, contribuindo, assim, para a diversidade e qualidade da oferta artística.

Nestes projetos, destaca-se a preocupação em valorizar a criação artística construída a partir de processos participativos com as comunidades locais – em meios onde a oferta cultural é escassa – e a atenção dada a públicos específicos.

De assinalar, ainda, a sensibilização para temáticas relacionadas com o modo de vida das populações que residem no interior do país, a preservação e consciência ambiental através da arte, as alterações climáticas e as tradições orais, culturais e lendas do Pinhal Interior.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: