17.3 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 11, 2023
No menu items!
InícioNacionalPioneirismo do Município de Ródão no combate às alterações climáticas em destaque

Pioneirismo do Município de Ródão no combate às alterações climáticas em destaque

Sessão de encerramento do projeto

A Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, recebeu, no dia 18 de dezembro, a sessão de encerramento do projeto “Sensibilização dos Rodenses para os Impactos das Alterações Climáticas”.

Durante a sessão foi destacado o papel pioneiro do Município de Vila Velha de Ródão no combate a esta realidade e o facto de ter sido o único do país com candidaturas ao POSEUR aprovadas em duas vertentes, representando o terceiro maior investimento aprovado a nível nacionalnesta área.

A sessão de encerramento serviu para apresentar um balanço do projeto que, ao longo do último ano, desenvolveu no concelho uma série de iniciativas para alertar a população, agentes económicos, técnicos, decisores políticos e restantes stakeholders para a problemática das alterações climáticas e que foram co-financiadas pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

Maria da Conceição Vieira, da consultora Enhidrica, entidade parceira do município na implementação do projeto, destacou o papel pioneiro da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão nesta área.

Sessão de encerramento do projeto

“Ródão esteve na linha da frente do combate às alterações climática e soube aproveitar as oportunidades de financiamento, tendo sido um dos apenas seis municípios com candidaturas aprovadas ao aviso do POSEUR de 2017 e o único do país com candidaturas aprovadas em duasvertentes do aviso: a realização de ações comunicação e a produção de cartografia”, explicou aquela responsável, acrescentando que se tratou de um investimento aprovado de 369 mil euros, o terceiro maior a nível nacional, apenas superado pelo Município de Lisboa e pela Comunidade Intermunicipal de Coimbra.

No âmbito do projeto, realizaram-se ações de sensibilização, distribuíram-se flyerse brochuras, realizam-se exposições e peças de teatro, conceberam-se vídeos e jogos, colocaram-se outdoorse realizaram-se caminhadas temáticas, entre outras atividades, sendo o balanço muito positivo.

“Os Rodenses estão cada vez mais bem preparados para lidar com a problemática das alterações climáticas e o Município dispõe de ferramentas relevantes as combater, nomeadamente, estudos e cartografia de risco sobre seca e escassez de água e desertificação e erosão dos solos”, sublinhouMaria da Conceição Vieira.

O presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, mostrou-se igualmente satisfeito com o balanço do projeto, na medida em que lembrou que a mitigação dos impactos das alterações climáticas não pode passar apenas por aqueles que têm responsabilidades institucionais.

“O projeto foi muito abrangente e envolveu toda a população, dos mais novos aos mais idosos, e veio mostrar-nos que os pequenos gestos não são insignificantes, pelo contrário, todos somados podem de facto fazer a diferença. Fechámos aqui um ciclo e esperamos ter conseguido abrir uma porta para fazermos uma caminhada diferente, na qual tenhamos consciência da necessidade de preservar o ambiente para que a geração dos nossos filhos tenhadireito a usufruir da mesma qualidade de vida que nós”, conclui Luís Pereira.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: