Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 11, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Aprenda a Dar Livros em Castelo Branco e Alcains

Aprenda a Dar Livros em Castelo Branco e Alcains
José Lagiosa

USALBI, SCMCB, Mercado e Salão Alma Azul

O Programa “Aprenda a Dar Livros” vai a Castelo Branco no dia 5, com Raul Brandão.

Continua no dia 7, durante a manhã, no Mercado de Alcains, e no dia 8, Leitura de um conto de Florbela Espanca, no Salão Alma Azul.

No dia 5, quinta-feira, e para assinalar a data do desaparecimento de Raul Brandão, a Alma Azul visita a USALBI e a Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco com o livro “Diário de K. Maurício” e o texto “Mulheres”, editado na Revista de Artes e Ideias número seis, que oferecerá às Bibliotecas das duas instituições.

Na Sala de Espera do Centro de Transportes Rodoviários de Castelo Branco serão distribuídos fragmentos de “Húmus” obra prima de Raul Brandão.

Recordamos que Raul Brandão faleceu a 5 de dezembro de 1930.

No Mercado de Alcains, no sábado, dia 7, entre as 8 e as 12 horas, “Aprenda a Dar Livros – Natal 2019” associa-se à animação do Mercado de Alcains com uma Mostra de Livros dedicados a Sophia, livros infantis como o Cavaleiro da Dinamarca e Noite de Natal, e de autores alcainenses: Maria Victória Ataíde, Cónego Franco Infante, Florentino Beirão, Manuel Félix Geada e José Pedro Barata; em destaque estarão ainda os irmãos Lopes Dias, com os “Contos e Lendas da Beira”, recolhas de Jaime Lopes Dias e o texto sobre Francisco Tavares de Proença Júnior, de José Lopes Dias, publicado na Revista de Artes e Ideias número oito.

Ápeles Espanca

Durante toda a manhã serão oferecidos “Adágios” e “Lendas da Beira”, a quem visitar o primeiro piso do Mercado de Alcains.

Florbela Espanca e Ápeles Espanca

No domingo, dia 8, no Salão Alma Azul, sede da produtora de atividades culturais, o Programa de “Aprenda a Dar Livros” promove a Leitura Integral do conto “O Aviador”, de Florbela Espanca, para assinalar o nascimento da autora, a 8 de dezembro de 1894.

“O Aviador” é Apeles Espanca, irmão da autora, que faleceu tragicamente num acidente de aviação, em 1927.

Na sessão do dia 8, haverá ainda uma degustação de Requeijão Tostado à Moda de Alcains, e chá do projeto “Coisas da Aldeia”, de Tinalhas.

Comentar