Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 11, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Azeite da Beira Baixa valorizado pela CIMBB

Azeite da Beira Baixa valorizado pela CIMBB
José Lagiosa

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) acaba de promover uma atividade de divulgação e valorização do azeite da Beira Baixa DOP, no lagar da Quinta da Nora/Proença-a-Velha e na Cooperativa CoopAgrool –SAIPOL/Ladoeiro, ambas no concelho de Idanha-a-Nova, onde foi possível assistir à moagem e à produção daquele produto.

Os participantes puderam também experimentar a apanha da azeitona e realizar provas cegas de azeite.

No encontro houve ainda oportunidade de assistir a iniciativas culturais dinamizadas pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova onde se destaca o concerto “Fora do Lugar” na Antiga Sé de Idanha-a-Velha.

Além disso, foi promovida uma Manhã Micológica em Penha Garcia – um atelier de cultura e gastronomia, com a orientação de Gravito Henriques, sobre os cogumelos silvestres.

Na ocasião a CIMBB destacou as principais características do Azeite da Beira Baixa: é um azeite delicado, com acidez igual ou inferior a 2%, e de qualidade superior (azeite Virgem e azeite Virgem Extra), sendo produzido a partir das variedades autóctones da região da Beira Baixa: Galega, mas também Bical Castelo Branco e Cordovil.

Apresenta uma coloração entre o amarelo e o amarelo claro levemente esverdeados, com aroma frutado de azeitona predominantemente madura e sabor aveludado e persistente, com leves sensações de picante.

O momento foi partilhado com jornalistas e bloggers nacionais e espanhóis.

A experiência do azeite faz parte da estratégia delineada para a Beira
Baixa, pela CIMBB como destino de “short break”.

Uma escapadinha de 3 dias com a família pelo centro do país, no coração da Península Ibérica.

“Beira Baixa: 3 Dias. 3 Experiências” é um programa cofinanciado pelo
Centro2020, Portugal2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de
Desenvolvimento Regional.

Comentar