Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 11, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Beira Baixa ganha prémio Ibérico

Beira Baixa ganha prémio Ibérico
José Lagiosa

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) acaba de vencer o Prémio Anual Cluster Turismo Extremadura 2019, atribuído pelo Cluster Turismo de Extremadura, Agrupación Empresarial Innovadora, de Espanha.

Este prémio Ibérico é o mais importante galardão atribuído por aquele
cluster espanhol.

A escolha da CIMBB foi feita de forma unânime no seio do Conselho de Administração do Grupo de Negócios Inovadores, Cluster Turismode Extremadura, Agrupación Empresarial Innovadora.

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa foi distinguida “pela criação
de novos produtos turísticos, pelas últimas campanhas de promoção do
turismo em Espanha e em Portugal, e pela construção de pontes num
território semi-fronteiriço, da raia, entre as duas regiões, como a
Extremadura e Beira Baixa”.

Rio Tejo em Vila Velha de Ródão

A cerimónia de entrega do prémio decorre no próximo dia 3 de dezembro, no Hotel V Centenario de Cáceres, a partir das 19h30, num cocktail servido em homenagem da CIMBB.

Luís Pereira, presidente da CIMBB, mostra-se satisfeito pela “atribuição
de uma distinção, que muito nos orgulha. Trata-se de um reconhecimento
importante, por parte de um organismo do país vizinho, do trabalho que a
Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa está a desenvolver no âmbito do turismo”.

Como exemplo desse trabalho, Luís Pereira destaca o projeto “Beira Baixa Três Dias. Três Experiências., o qual pretende estruturar toda a oferta turística da Beira Baixa, aprofundando também a cooperação
transfronteiriça”.

Através deste projeto, a CIMBB pretende, entre outros objetivos, divulgar os recursos endógenos e os produtos identitários da região; estruturar e qualificar os produtos turísticos diferenciadores; criar um mecanismo de articulação que garanta o envolvimento dos agentes privados com intervenção no setor do turismo da região e incrementar o número de dormidas e o tempo de permanência de visitantes na Beira Baixa e na Região Centro, garantindo o aumento do emprego e a subida de receitas decorrentes da atividade turística”.

Acresce ainda a promoção e divulgação da marca “Região Centro de Portugal” através da valorização dos produtos âncora da Beira Baixa e a promoção de um plano de comunicação e divulgação com vista ao aumento da projeção e reconhecimento externo dos produtos turísticos da Beira Baixa e da Região Centro de Portugal.

Ao longo deste ano, a CIMBB tem promovido um conjunto significativo de
eventos ligados ao setor do turismo, dos quais se destacam as seguintes:

  • Ativação do verão da Beira Baixa, realizado no dia 5 de julho de 2019 em Proença-a-Nova – praias fluviais enquanto recurso turístico a valorizar; 
  • Promoção da região através das redes sociais e meios de comunicação tradicionais nacionais e internacionais, com foco em Espanha (presença em TV, Rádios Nacionais, Facebook, youtube; Instagram);
  • Realização de uma press trip pelos concelhos de Vila Velha de Rodão, Castelo Branco e Oleiros, valorizando a Natureza, a Cultura e a Gastronomia da região;
  • Realização de um programa de negócios transfronteiriço Hosted buyers, em Penamacor onde estiveram presentes mais de 30 agências turísticas ibéricas;
  • Promoção dos recursos endógenos através da experiência do Azeite, no concelho de Idanha-a-Nova;
  • Criação de uma APP “Visit Beira Baixa” que permite conhecer mais e
    melhor o território;
  • e a realização de um seminário no âmbito da temática do Turismo Acessível para a região da Beira Baixa.

Já esta semana, nos dias 7 e 8 de dezembro será feita a valorização do Madeiro, enquanto tradição secular e transversal à Beira Baixa.

Madeiro em Penamacor

De referir que o Cluster Turismo de Extremadura (Espanha) é uma associação privada de empresários que trabalha para a inovação e melhoria da competitividade turística da região.

Madeiro em Penamacor

É composto por 85 membros de todo o tecido turístico da Extremadura.

Integra associações, instituições, organizações públicas e empresas privadas, no total, mais de 300 entidades líderes no setor.

Todos os anos este Cluster premeia instituições públicas ou privadas, empresas nacionais ou estrangeiras que se destaquem no desenvolvimento do turismo da região onde estão inseridas.

Na receção deste prémio, a CIMBB sucede à Direcção Geral do Turismo da Junta da Extremadura e à empresa “Gastro Dehesa”, vencedores da edição 2018.

Comentar