Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 11, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

“Conta Comigo” foi lema na Escola de São Tiago e no Jardim de Infância das Violetas

“Conta Comigo” foi lema na Escola de São Tiago e no Jardim de Infância das Violetas
José Lagiosa

Como é bom ouvirmos um amigo dizer-nos: “Conta comigo!”

Sentimo-nos seguros, confiantes e felizes, pois sabemos que não estamos sós. Por maiores dificuldades que se nos apresentem, alguém nos vai ajudar a superá‑las.

Desta vez, somos nós os amigos que dizemos essas palavras. E dizemo‑las a pequenos e frágeis seres vivos de 15 cm de altura: azinheiras. Árvores autóctones que tanta importância têm para nós e para o nosso planeta.

No dia 28 de novembro, numa iniciativa promovida em parceria pelo Centro de Interpretação Ambiental/Câmara Municipal de Castelo Branco, Junta de Freguesia e Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, as crianças finalistas do Jardim de Infância das Violetas e os alunos da Escola de São Tiago procederam à Plantação/Envasamento de Árvores Autóctones.

Estiveram presentes o vice-Presidente da Câmara Municipal e o presidente da Junta de Freguesia.

A sua presença foi extremamente importante para a Escola de São Tiago e para o Jardim das Violetas, pois os dois autarcas puderam constatar a colaboração entre os dois estabelecimentos de ensino e o dinamismo de ambos.

“As palavras que nos dirigiram estimulam-nos a continuar o nosso árduo, mas aliciante trabalho”, refere o Coordenador da EB1 de São Tiago Manuel Carlos Nunes.

Crianças e Ambiente a simbiose perfeita

O seu apoio será decisivo para que a Escola de São Tiago possa voltar a ser uma escola de referência na cidade de Castelo Branco.

Também nós vos dizemos “Contamos convosco!”acrescentou Manuel Carlos Nunes.

Não é só das altas individualidades que a educação necessita.

Pais e encarregados de educação são elementos decisivos.

Consolidando a sua política de uma escola aberta à comunidade, foram convidados a assistir e participar neste evento, os representantes das turmas dos dois estabelecimentos de ensino.

“Agradecemos a honra da sua presença, bem como todo o apoio e colaboração que nos têm prestado desde o início do ano letivo. Juntos somos mais fortes, teremos melhor educação e serão os seus educandos os grandes beneficiários dessa simbiose”, comentou ainda o coordenador da escola.

Foi uma manhã magnífica, de salutar convívio e de extrema importância em termos ambientais e humanos.

As crianças empenharam-se no desafio em prol do Ambiente

Enriquecer ambientalmente a nossa região e o nosso planeta, para desenvolver competências humanas e de cidadania nas nossas crianças foi o grande objetivo.

Cada criança terá a responsabilidade de cuidar e acompanhar a sua árvore, ao longo de vários meses, para, no final do ano letivo, a plantar num local da sua vontade ou, se tal não for possível, eventualmente, num espaço público.

Foi pedido aos Encarregados de Educação que auxiliem os seus educandos neste desafio humano e ambiental: “Contamos convosco!”

“Estamos certos que apoiareis os vossos filhos e ajudareis a Escola e todas as entidades promotoras a tornar este projeto num êxito. Agradecemos a todos os que tornaram este sonho uma realidade. Contudo, é nosso dever enaltecer o papel desempenhado pela Exma. Sr.ª Engª Paula Teixeira que, desde a primeira hora, acreditou em nós, nas nossas capacidades organizativas e na dinâmica existente na Escola de São Tiago e no Jardim das Violetas”, disse ainda o responsável escolar.

A interação entre os Técnicos do INF e as crianças foi completa

 A colaboração entre estes dois estabelecimentos de ensino, anteriormente iniciada com o Magusto escolar, está a revelar-se extremamente profícua para ambos e será continuada ao longo de todo o ano letivo.

Por último, foi endereçado um agradecimento aos técnicos do ICNF que, com o seu profissionalismo, simpatia e carinho para com as crianças as auxiliaram no envasamento das suas pequeninas árvores.

O ambiente e o planeta podem “Contar connosco!”

Comentar