Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Janeiro 17, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Neste Natal dê troco para ajudar quem não consegue pagar medicamentos

Neste Natal dê troco para ajudar quem não consegue pagar medicamentos
José Lagiosa

abem: Rede Solidária do Medicamento recolhe fundos nas farmácias para que não falte a medicação aos mais carenciados

Inicia-se no dia 16 de dezembro, nas farmácias aderentes de todo o país, a campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”.

A iniciativa, que termina no dia 25 de dezembro, é promovida pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, e convida os portugueses a doar o troco das compras efetuadas na Farmácia ao Fundo Solidário abem.

O montante angariado será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos dos beneficiários abrangidos.

Nesta campanha 21 Farmácias de Castelo Branco vão participar (Listagem em anexo).

O lançamento Regional da campanha “Dê Troco a Quem Precisa” irá decorrer na Farmácia Garcia Guerra, em Rua dos Bombeiros Voluntários, Oleiros, no dia 17 de dezembro, às 14h00 e contará com a presença do Senhor presidente da Câmara Municipal de Oleiros.

O presidente da Câmara Municipal de Oleiros, entidade referenciadora do abem: apela ao espírito altruísta da comunidade de Castelo Branco: “Colaborar nesta iniciativa é uma demonstração de generosidade por ser solidário com quem mais precisa”.

Em Portugal, uma em cada dez pessoas não tem acesso aos medicamentos por falta de dinheiro*, sendo muitas as famílias de baixos rendimentos que não conseguem fazer face à despesa com a medicação prescrita.

O Programa abem: apoia, atualmente, um total de 11.809 beneficiários em todo o país.

Atualmente, a Rede abem: conta com oito entidades referenciadoras no distrito de Castelo Branco:

  • Município de Vila Velha de Ródão
  • Município do Fundão
  • Município de Vila de Rei
  • Município de Idanha-a-Nova
  • Município da Sertã
  • Cáritas Paroquial da Sertã
  • Município de Belmonte
  • Município de Oleiros

Existe ainda uma rede de 22 Farmácias abem: onde os 1.270 beneficiários no distrito podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do abem:, a 25 de maio de 2016, já foram dispensadas 20.015 embalagens de medicamentos no distrito de Castelo Branco no âmbito do Programa.

O montante angariado durante o curso da campanha “Dê Troco a Quem Precisa” será cem por cento aplicado na aquisição de medicamentos para os beneficiários abem:.

O abem: está presente em todos os distritos do país e regiões autónomas e assenta numa rede de parcerias com entidades locais que referenciam ao programa as famílias em risco.

Estas pessoas, quando se tornam beneficiárias do abem:, recebem um cartão que passam a usar na farmácia para levantar os medicamentos de que necessitam, sem qualquer custo.

Comentar