Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Janeiro 25, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Os Guardiões da Água na Afonso de Paiva

Os Guardiões da Água na Afonso de Paiva
José Lagiosa

Ping… Plop… finalmente surgiu…o dia!

O dia do início do projeto das turmas de 4º ano da EB Afonso de Paiva, sob o tema da água, um projeto pensado no sentido de envolver a comunidade escolar, em particular os nossos alunos, na defesa e uso eficiente da água, associando este projeto escolar ao programa do PingPlop – Plano Municipal para a Sustentabilidade Ambiental.

O mote partiu de uma aula de Educação para a Cidadania e depois da recolha das respostas dos alunos a um inquérito, para verificar o que sabem sobre o assunto, lá começaram a recortar pequenas gotas de água em papel, registando algumas mensagens de sensibilização, uma espécie de dicas para poupar água!

A jogar também se aprende!

No dia 25 de novembro, na sessão «A vida na Terra», orientada pela professora Maria João, os alunos viram alguns vídeos e discutiram animadamente a biodiversidade, a importância da sustentabilidade ambiental, da proteção do ambiente e em especial da água, e foi interessante ver que todos destacam que a água é um bem precioso para todos os seres vivos da terra.

No final, colaram as gotinhas de água no mapa-mundo.

No dia seguinte, receberam a visita de Susana Fé da EPAL – Grupo Águas de Portugal, que abordou várias questões relacionadas com a água.

Os alunos ficaram a conhecer “O Ciclo Natural e o Ciclo Urbano da Água”, falaram sobre como poupar água e viram a curta portuguesa premiada de animação: “Aquametragem”.

À tarde e na Biblioteca Escolar Afonso de Paiva testaram os conhecimentos adquiridos, utilizando os tablets, no AquaChallenge, um jogo on-line que pretende consciencializar todos os cidadãos, em particular os mais jovens, para a importância da poupança da água.

Ainda foi realizado um Jogo Sensorial sobre como começou o Mundo.

Muita atenção, porque a água é preciosa!

Foram dias muito interessantes e com muitas aprendizagens espetaculares!

“Por tudo isto e muito mais que ainda vamos fazer, somos e seremos desde agora ‘Os guardiões da água’!”, referem.

Comentar