Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 11, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Projeto da Fábrica do Jovem Empreendedor no pódio em concurso transfronteiriço

Projeto da Fábrica do Jovem Empreendedor no pódio em concurso transfronteiriço
José Lagiosa

No âmbito das atividades desenvolvidas pela Fábrica do Jovem Empreendedor, iniciativa criada pela Câmara Municipal de Castelo Branco e pelo CEi – Centro de Empresas Inovadoras, o projeto Biochattels foi distinguido com uma Menção Especial, correspondente ao 2º lugar, no Concurso Transfronteiriço de Ideias Empreendedoras, no passado dia 18 de novembro.

A equipa de jovens albicastrenses impressionou os jurados com a sua ideia que visa a execução de produtos de valor acrescentado a partir da caruma, facto que lhes valeu a segunda classificação.

De acordo com estes jovens,” as principais características do produto residem no design do mesmo e no facto de ser reutilizado um produto que se observa como um desperdício”.

A participação e classificação dos jovens vem evidenciar a importância do município albicastrense no estímulo ao empreendedorismo e à inovação desde a mais tenra idade, dinamizando iniciativas que cultivem valores empreendedores nos jovens desde a mais tenra idade.

O concurso internacional realizado em León, contou com a participação de 11 projetos, onde apenas 7 passaram à fase final, destacando-se o Biochattels como o único projeto português em concurso.

Participantes no Concurso Transfronteiriço

Recorde-se que o projeto Biochattels venceu, ainda este ano, o concurso “Cria o teu Futuro”, organizado pela CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e, posteriormente, o concurso regional “Ideias de Negócio nas Escolas”, organizado pela CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

A equipa composta por alunos do ensino secundário, destacou-se ainda como a equipa mais jovem, num concurso com apresentações realizadas, maioritariamente, por professores de diversos ciclos de ensino e por alunos universitários.

O Concurso Transfronteiriço de Ideias Empreendedoras é promovido pelo Centro de Empresas e Bases Tecnológicas de León, em parceria com o Centro Empresarial da Beira Interior e visa sensibilizar e motivar os jovens para o empreendedorismo e inovação, conferindo visibilidade e maior destaque ao projeto vencedor.

O grande vencedor foi Eliecer Pazos Millán, professor e psicopedagogo, que apresentou a ideia de um jogo educativo que pretende, de uma maneira simples, ajudar os professores a transmitir e a trabalhar competências nos alunos, como volumetria, distâncias e outras competências matemáticas.

Comentar