13.3 C
Castelo Branco
Domingo, Abril 18, 2021
No menu items!
Início Internacional Turismo Centro de Portugal faz balanço muito positivo do ano de 2019

Turismo Centro de Portugal faz balanço muito positivo do ano de 2019

Entidade regional de turismo destaca subida do número de visitantes e prémios conquistados pela região durante o ano

O ano de 2019 foi extremamente positivo para a atividade turística no Centro de Portugal e para a promoção da região enquanto destino.

Os indicadores favoráveis são patentes tanto a nível dos resultados estatísticos da procura turística como nos prémios e distinções conquistados pela região ao longo do ano.

Relativamente à procura turística, e embora os números finais do ano ainda não sejam conhecidos, os dados já existentes demonstram que 2019 terá sido o melhor ano de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal.

De acordo com o INE – Instituto Nacional de Estatística, entre janeiro e outubro foram contabilizados 3,58 milhões de hóspedes na região, mais 5,17% do que no mesmo período de 2018, altura em que se registaram 3,41 milhões.

Os roteiros “Road Trips Centro de Portugal” foram apresentados em Aveiro

De notar que em 2017, ano da visita do Papa Francisco a Fátima, nos mesmos 10 primeiros meses houve 3,36 milhões de hóspedes.

Recuando no tempo, verifica-se, a título de exemplo, que entre janeiro e outubro de 2013 os hóspedes no Centro de Portugal não chegaram aos 2 milhões (1,96 milhões) – um crescimento de 82,46% em seis anos.

O mesmo nível de crescimento é visível no número de dormidas (uma subida de 4,15% entre 2018 e 2019, e de 74,36% em relação a 2013) e nas receitas: entre janeiro-outubro de 2018 e janeiro-outubro de 2019, há a registar um crescimento de 6,17% nos proveitos totais da atividade turística no Centro de Portugal, que ultrapassaram os 310 milhões de euros.

Em 2013, note-se, os proveitos cifravam-se nos 150 milhões de euros – em seis anos são mais do dobro.

O crescimento registado pela procura do Centro de Portugal enquanto destino é verdadeiramente notável. Ano após ano, temos assistido a uma taxa de crescimento superior à média nacional e os dados de que já dispomos apontam para a certeza de que 2019 será mais um ano de recordes. Felicito os empresários da região e as entidades públicas e privadas do setor do turismo, que têm conseguido elevar o Centro de Portugal a uma posição que poucos julgariam possível há poucos anos”, destaca Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

Prémios prestigiam região

Mas não apenas os indicadores estatísticos a dar conta da crescente notoriedade do Centro de Portugal.

Os prémios alcançados pela região a nível do turismo são igualmente sintomáticos de uma visibilidade cada vez maior.

O filme promocional apresentado em março de 2019 pelo Turismo Centro de Portugal, no qual o espetador assume o papel de uma personagem de um vídeo-jogo passado na região, conquistou audiências e prémios nos festivais internacionais onde foi exibido, além de ser um êxito de visualizações online (422 mil ao dia de hoje).

O filme, intitulado “Turismo Centro de Portugal: Are You Ready?” e produzido pela Slideshow, venceu nove prémios e distinções em oito festivais mundiais, tendo sido o oitavo filme mais premiado em festivais internacionais de cinema de turismo durante o ano de 2019, entre os mais de 3000 filmes de turismo produzidos.

A saber, conquistou os seguintes prémios: 3.º lugar na categoria “Destinos Turísticos – Região”, no Festival de Cinema de Turismo de Amorgos, Grécia (novembro); Vencedor dos “People’s Choice Awards” e Melhor Filme na categoria “Destinos Turísticos – Regiões”, no ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, Torres Vedras (outubro); Prémio Especial do Presidente do Júri, no FilmAT Festival, Polónia (outubro); finalista na categoria “Filmes de Turismo”, no Cannes Corporate Media & TV Awards, França (setembro); “Silver Wave”, referente ao 2.º lugar, na categoria “Melhor Filme de Turismo”, no Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia, Sérvia (setembro); 3.º classificado na categoria “Filmes de Turismo”, no Festival Internacional de Filme e Vídeo dos Estados Unidos, Los Angeles (junho); Melhor Filme na categoria “Destinos Turísticos – Região”, TourFilm Riga, Letónia (maio); e “Best Production Design” no Terres Festival, Espanha (maio).

O Turismo Centro de Portugal conquistou ainda o galardão de “Melhor Região de Turismo Nacional”, atribuído nos Prémios Publituris Portugal Travel Awards, que distinguem o melhor que se faz no turismo durante o ano, e o galardão “Turismo”, nos Litoral Awards, um evento que premeia o mérito e a excelência de marcas e personalidades da região litoral do Baixo-Vouga.

O seu presidente, Pedro Machado, foi ainda honrado com o prémio Excelência – Personalidade do Ano 2018, na gala dos Prémios AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Surf

Iniciativas projetam Centro de Portugal

Ao longo de 2019, foram várias as iniciativas da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal – ou apoiadas por esta – que levaram mais longe o nome e a marca Centro de Portugal.

Exemplos paradigmáticos foram o regresso do Rali de Portugal às estradas da região, o lançamento dos roteiros “Road Trips Centro de Portugal”, a 12.ª edição do festival de cinema de turismo ART&TUR, em Torres Vedras, o 6.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, em Castelo Branco, ou a exposição itinerante “Turismo Centro de Portugal – Um Roteiro pelo Crescimento e Consolidação de uma Marca”, que percorreu o país.

As obras de requalificação dos Welcome Centers de Leiria e Aveiro, ambas executadas em 2019, constituíram um sinal muito claro de que o conforto dos visitantes esteve na primeira linha das preocupações do Turismo Centro de Portugal.

Finalmente, a apresentação do Plano Regional de Desenvolvimento Turístico 2020-2030 e do novo Plano de Marketing da entidade regional de turismo marcou o final do ano, ao apontar as principais linhas orientadoras para os próximos dez anos.

Fechámos o ano de 2019 com o sentimento de dever cumprido. Ao longo dos 12 meses, testemunhámos uma evolução clara da região, quer ao nível dos resultados quer dos eventos e iniciativas e até das expetativas em relação ao futuro. Estamos certos de que, com o Plano Regional de Desenvolvimento Turístico e o novo Plano de Marketing, a região construiu os alicerces sobre os quais se vai sustentar o seu crescimento futuro”, sublinha Pedro Machado.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: