15.6 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Outubro 28, 2020
No menu items!
Início Nacional Programa de Aceleração para projetos académicos arranca no Centro do País

Programa de Aceleração para projetos académicos arranca no Centro do País

Candidaturas para a edição Centro terminam a 21 de fevereiro. Programa oferece acompanhamento e capacitação intensivos ao longo de 3 meses

Equipas de investigadores que estejam a desenvolver projetos de base científica e tecnológica, com potencial para se tornarem um produto ou serviço com viabilidade económica, têm até ao dia 21 de fevereiro para se candidatarem à Edição do Centro do programa de Aceleração do Born from Knowledge (BfK), promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

A iniciativa, que possibilita a validação do potencial impacto de negócio de projetos académicos, será apresentada em roadshows que terão lugar nas Universidades do Minho, Coimbra e Aveiro.

As sessões dos roadshows Centro e no Alentejo têm como missão incentivar os investigadores, académicos e estudantes a candidatarem os seus projetos, de forma a serem acelerados através de uma metodologia que promoverá o desenvolvimento dos seus serviços/produtos até uma possível vertente de comercialização.

O Programa de Aceleração de Ciência e Tecnologia BfK Rise visa valorizar os resultados de I&D e de tecnologias existentes no Sistema Científico e Tecnológico Nacional com potencial de comercialização e disponibilizará acompanhamento e capacitação intensivos.

O objetivo principal é facilitar a transferência deste conhecimento/tecnologias para o mercado, oferecendo aos investigadores mentoria e metodologias do universo empreendedor para validação dos seus projetos.

O programa tem três edições – Norte, Centro e Alentejo – para aceleração de cerca de 24 projetos até ao final do primeiro semestre deste ano.

Cada edição conta com três bootcamps diferentes (orientados à estruturação do potencial de mercado e à construção de um business case associado a cada investigação), um pitch training (sobre como apresentar e “vender” a solução de forma convincente) e ainda um Demo Day.

A decorrer encontra-se a edição norte, que culminará no dia 28 de fevereiro, com a apresentação dos resultados.

A agenda das primeiras sessões de trabalho contempla um conjunto de atividades que visam a preparação de um Business Model Canvas, a análise de Competidores e a apresentação de propostas de Minimum Viable Product (MVP) para cada projeto. 

Por outro lado, as ações de mentoria funcionam como um elo de ligação entre cada atividade e representam um suporte essencial à curva de aprendizagem e desenvolvimento dos grupos.

Empreendedores, inovadores, startup founders e cientistas, com trajetórias e formações diversas, vão orientar os participantes bem como transmitir as melhores práticas de gestão de negócios, vendas, melhoria de produto e propriedade intelectual. 

Os mentores convidados para participarem na Edição Norte do BfK Rise foram Bruno Abreu (Scubic), Carlos Cerqueira (IPN), Catarina Maia (INESCTEC), David Carvalhão (Consilience Ventures), David Magboulé (Lab to Market), Fernando Moreira (INOV INESC), Joana Carrilho (Universidade do Porto Inovação), Joana Melo e Luís Moutinho (NU-RISE), João Borga (Start Up Portugal), João Montenegro (Ubbu), Marcelo Lebre (Remote), Paulo Dimas (Unbabel), Pedro Bandeira (Red Angels), Rita Romão (Imagens de Marca), Rogério Nogueira (Watgrid) e Rossana Palácios (Moviin).

No Centro, as atividades decorrerão de acordo com o seguinte calendário:

Edição Centro, Coimbra

21 de fevereiro de 2020Encerramento das candidaturas para esta edição.
28 de fevereiro de 2020Anúncio dos projetos selecionados para esta edição.
5 de março de 20201º Bootcamp.
6 de abril de 20202º Bootcamp.
7 de maio de 20203º Bootcamp
16 de junho de 2020Demo Day dos projetos da Edição

As candidaturas, até 21 de fevereiro, deverão ser feitas neste link.

De referir que o BfK Rise integra-se no programa Born from Knowledge, que a ANI criou com o objetivo de promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico em Portugal através de cinco frentes distintas de atuação – além do BfK Rise, BfK Ideas, BfK Awards, BfK Transfer e BfK Champions –, realizando-se no âmbito do projeto SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Câmara de Idanha-a-Nova publica livros infantis sobre alimentação e agricultura sustentáveis

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova editou dois livros infantis dedicados a promover uma alimentação e uma agricultura sustentáveis. “À...

Laboratório Turístico reúne agentes económicos dos Lugares Património Mundial do Centro de Portugal

Iniciativa visa aproximar os agentes económicos do comércio, restauração, hotelaria e animação turística que operam nos Lugares Património Mundial do Centro...

Forno d’ Oro integra o top-ten da pizza napolitana no mundo

O restaurante do chef Tanka Sapkota foi premiado pelo concurso 50 Top Pizza Europa, com quatro distinções, em categorias diferentes. Além...

Burger King® vai oferecer vasos de Nuggets Vegetais a todos os clientes em Portugal

No âmbito da iniciativa #PlantaUnsNuggets A cadeia de restauração consolidou o seu compromisso com os produtos à base...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: