13.8 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Setembro 28, 2020
No menu items!
Início Cultura ESGIN-IPCB recebe Encontro de Investigadores do CICS.NOVA.UÉvora

ESGIN-IPCB recebe Encontro de Investigadores do CICS.NOVA.UÉvora

A Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB acolheu, nos dias 11 e 12 de janeiro, o 8.º Encontro de Investigadores do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora (CICS.NOVA.UÉvora).

A iniciativa contou com a presença de investigadores seniores e juniores das universidades de Évora e do Algarve e dos institutos politécnicos de Castelo Branco, de Beja, e de Portalegre.

A realização deste encontro teve como objetivo central estreitar o contacto com os atores territoriais e, muito em particular, consolidar a cooperação entre as instituições de ensino superior que integram esta Unidade de Investigação.

Ao longo dos dois dias, o grupo de investigadores refletiu sobre o plano de atividades do ano transato, tendo igualmente aprovado o plano para o ano de 2020.

Simultaneamente, teve lugar um workshop de análise de dados qualitativos, sob a coordenação da Professora Doutora Helena Arco, com o objetivo de atualizar conhecimentos sobre as metodologias qualitativas e a exploração das principais funcionalidades do programa NVivo.

Para além da vertente científica, o encontro teve uma vertente cultural, que incluiu a atuação do Grupo de Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova, uma visita a Idanha-a-Velha, Aldeia Histórica de Portugal, e a degustação de algumas iguarias locais proporcionadas pelos docentes e alunos da licenciatura de Gestão Hoteleira, da ESGIN-IPCB.

Desta iniciativa resultou um conjunto de compromissos no âmbito da investigação fundamental, da investigação aplicada, da formação de investigadores juniores e na assessoria técnico-científica a trabalhos de extensão universitária a realizar durante o ano de 2020.

A coordenação do CICS.NOVA.UÉvora e a equipa de organização consideraram que foram atingidos os objetivos propostos, tendo em conta a avaliação final de todos os investigadores participantes, pelo que iniciativas deste âmbito devem ter continuidade no futuro, envolvendo outros investigadores.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Festas de Natal e Fim do Ano na Madeira vão acontecer com adaptações

O secretário do Turismo da Madeira afirmou hoje que os concursos para as tradicionais festas de Natal e Fim de Ano na...

21 x 365 = 7665 Dias Alma Azul – Bem Hajam

Professor Joaquim Martins Há pessoas que nos marcam para sempre; ou porque partilhámos Leituras e momentos felizes; ou...

Paulo Bento substitui Santana Lopes na liderança do partido Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui hoje Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a...

TOOLTO lança Solutioneer, nova plataforma para regularização de sinistros

A TOOLTO – Super Assistência, start-up portuguesa da área dos serviços de mobilidade e Insurtech, acaba de lançar a nova plataforma Solutioneer, que acelera...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: