9.8 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioCulturaCIMBB implementa programa de saúde emocional para crianças

CIMBB implementa programa de saúde emocional para crianças

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa está a implementar o Programa “Amigos do Ziki” em várias instituições escolaresda região.

Trata-se de um programa de promoção da saúde emocional que procura desenvolver, de forma precoce, um conjunto de capacidades e competências que permitem às crianças lidar com as situações mais difíceis com que podem deparar-se ao longo da vida, como é o caso da mudança, a perda, a separação e o divórcio.

Em aplicação por todo o mundo desde 2003, o programa “Amigos do Ziki” é reconhecido, por diversas entidades internacionais, entre elas a Organização Mundial de Saúde, como boa prática na área do bem-estar emocional.

Articulado com os “Amigos do Ziki”, já implementado nas escolas que quiseram aderir ao programa, decorre em simultâneo o Programa “Ziki em Casa”, que estende os mesmos objetivos e a sua prática ao ambiente familiar da criança de modo a potenciar os resultados.

CIMBB

Ao longo das quatro sessões do “Ziki em Casa” são abordados os mesmos temas que são trabalhados no programa escolar: Sentimentos, Comunicação, Amizade, Resolução de Conflitos, Mudança e Perda, e Lidar com Situações Difíceis.

Desta forma, os pais poderão compreender melhor e reforçar em casa o que os filhos aprendem na escola.

Os pais são incentivados a refletir sobre as suas próprias competências bem como as estratégias que aplicam na educação dos filhos.

O programa, promovido pela CIMBB, é sobretudo uma intervenção psicológica preventiva e é desenvolvido no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), cofinanciado pelo Programa Regional do Centro, Fundo Social Europeu (FSE), no âmbito do Portugal 2020 e tem como objetivo ajudar Crianças e Pais a desenvolver a capacidade de lidar com as dificuldades de todos os dias.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading