Quatro entidades reuniram-se no passado, dia 20 de janeiro, no Auditório da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais (UFCBNP) para debater e trocar ideias sobre a Estrada Nacional 238.
As entidades presentes são a Câmara Municipal da Sertã, a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, a UFCBNP e o Bloco de Esquerda.
Não responderam ao apelo a Comunidade Intermunicipal Médio Tejo e as Infraestruturas de Portugal.
A construção da EN238 é dos anos 50, estando o troço entre Cernache do Bonjardim e Ferreira do Zêzere completamente obsoleto, mantendo-se inalterado desde a sua construção, tendo a estrada já sido requalificada desde Oleiros até ao IC8 e deste até Cernache do Bonjardim.

Os aluimentos e desabamentos na EN238, que arrastam para a estrada toneladas de pedras e terra, são contínuos e já perduram há anos provocando acidentes e prejuízos para os utentes que utilizam diariamente esta via rodoviária.
“O estado da via acarreta riscos elevados para os seus utentes e tem consequências diretas muito negativas para o desenvolvimento local e regional, gerando um forte fator de penalização nomeadamente no transporte de pessoas e mercadorias”, refere um documento do Bloco de Esquerda.
“É urgente garantir que no ano de 2020 se proceda a dois níveis de intervenção: uma mais imediata de contenção e estabilização de taludes, nas das zonas em que o risco de desabamentos é maior e outra onde se requalifique estruturalmente a via alterando curvas e criando a segurança necessária para os utentes”, lê-se na nota final do encontro.
“Convidamos o Senhor Ministro a vir a Cernache do Bomjardim, pela EN238, de modo a conhecer melhor a realidade de que falamos.”, conclui o mesmo documento.
Esta declaração foi enviada aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República, às Assembleias Municipais dos concelhos envolvidos e ao senhor ministro das Infraestruturas e Habitação.