19.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 14, 2021
No menu items!
Início Regional Quatro hectares junto ao Parque Empresarial de Proença-a-Nova vão ser reflorestados

Quatro hectares junto ao Parque Empresarial de Proença-a-Nova vão ser reflorestados

O Município de Proença-a-Nova está a reflorestar quatro hectares de área florestal, sua propriedade, localizados junto ao PEPA – Parque Empresarial de Proença-a-Nova que arderam no incêndio de julho de 2017.

Junto à pequena charca, visível da estrada de acesso ao parque, foram plantados cerca de 450 medronheiros, escolhidos pelo seu menor porte e por, desta forma, não impedirem o eventual acesso de aeronaves para abastecimento caso seja necessário – por norma, as aeronaves abastecem na barragem do PEPA, algumas dezenas de metros a montante.

Na restante área, e em função das características do solo, estão a ser plantadas outras espécies de maior porte: na linha de água, numa zona de muita humidade, privilegiaram-se os freixos, e nos solos mais pobres e com menos humidade, são os sobreiros e pinheiros mansos as árvores escolhidas.

Serão ainda plantadas faias, carvalho americano e carvalho nacional, num total de mais de 1.500 árvores em toda a área de intervenção.

“São pequenos exemplos que realizamos no sentido de alterar, muitas vezes, ideias pré-concebidas quanto à matriz da gestão florestal e estimular a diversidade de povoamentos de acordo com as potencialidades do solo, promovendo a biodiversidade”, considera João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Em 2017, a autarquia fez uma plantação de mil medronheiros num terreno localizado num dos topos do Aeródromo Municipal, nas Moitas, plantação que daqui a dois anos irá dar os primeiros frutos.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: