No próximo dia 6 de Março, o Stand-Up Comedian Rui Sinel de Cordes, tido por muitos como o cavaleiro do humor negro em Portugal, irá estar no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco, com o espectáculo – O Início.
Rui Sinel de Cordes, começou por ser co-fundador do grupo de sketch-comedy ‘Alcómicos Anónimos’, foi guionista de programas como “Aqui Não Há Quem Viva” na SIC ou “Cómicos de Garagem” na Antena 3.
Desenvolvendo a sua paixão por humor negro, teve o seu primeiro programa em 2009, ‘Preto no Branco’ na SIC Radical seguindo-se a estreia a solo em stand-up comedy com ‘Black Label’.
Depois disto, Rui escreveu e/ou realizou (sozinho ou em colaboração) vários programas da sua autoria, com destaque para “Gente da Minha Terra” – uma viagem pelo pior de 18 países europeus – e “Very Typical” – os piores hábitos dos portugueses.
Ambos os programas tiveram duas temporadas. Lançou dois livros – ‘Blackbook’ e ‘Very Typical’ e foi colunista de imprensa em Record, FHM ou Playboy Magazine; e Roastmaster do primeiro roast da história da Televisão portuguesa.

Mas foi na stand-up comedy que Rui Sinel de Cordes encontrou o palco perfeito para a sua visão. Depois de ‘Black Label’, mais seis solos:
- Punchliner – 2013
- Isto Era Para Ser Com o Sassetti – 2014
- Je Suis Cordes – 2016
- Cordes, Out! – 2017
- London Eyes – 2018
- Memento Mori – 2019
Com a tour “Memento Mori”, esgotou todas as salas por onde passou, vendeu mais de 17 mil bilhetes, o que lhe valeu uma nomeação para os globos de ouro.
Em 2020, Rui estreia a sua nova obsessão e também a mais ambiciosa.
‘O Início É o Fim’ é um espectáculo de stand-up comedy partido em dois, um solo duplo com seis meses de intervalo, com uma tour na Primavera e outra no Outono de 2020.
‘O Início’ relata toda a história da Humanidade até 2020, vista pelos olhos de Rui Sinel de Cordes – como ele acha que tudo aconteceu.
Luz e escuridão.
Um espectáculo a não perder que irá certamente ficar para a história do Stand-Up Português.