20.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioCulturaAntologia em formato livro/garrafa apresentado na Livraria Sá da Costa

Antologia em formato livro/garrafa apresentado na Livraria Sá da Costa

GONÇALO SALVADO: AMOR E VINHO EM FERNANDO PESSOA

Com o título “Quem Mais Vinho Que Tu – Amor e Vinho  em Fernando Pessoa”, vai ser apresentada, no dia 1 de Fevereiro, Sábado, pelas 18:00, na Livraria Sá da Costa, ao Chiado, em Lisboa, a antologia de poesia organizada pelo poeta Gonçalo Salvado, edição da Lumen (antiga A 23 Edições)  e da Livraria Sá da Costa Editora, em parceria com a Quinta dos Termos

A antologia, agora lançada em estreia, insere-se numa coleção de poesia, única no panorama editorial português, cujas obras surjem em original formato livro/garrafa, uma conjugação que pretende concretizar a relação simbólica e milenar entre o vinho e a poesia, sendo esta a primeira vez que a poesia de Fernando Pessoa é editada neste singular formato.

O livro, que agora se publica, apresenta as referências ao vinho no contexto amoroso, recorrentes em Fernando Pessoa, o mais universal poeta português da modernidade.

A sua apresentação no dia do lançamento estará a cargo do professor e enólogo Virgílio Loureiro, que tem dedicado a sua vida ao estudo do vinho, nas suas variadas vertentes, reconhecendo esta milenar bebida como “símbolo maior da civilização mediterrânica”.

A sessão contará com uma prova de vinhos dirigida pelo engenheiro João Carvalho, administrador da Quinta dos Termos e uma leitura de poemas. 

A antologia organizada por Gonçalo Salvado, possui capa e ilustrações da autoria de Dorindo de Carvalho, um dos designers gráficos portugueses mais marcantes da segunda metade  do séc. XX, inclui um texto de apresentação de Maria João Fernandes e um roteiro literário pessoano, realizado por Ricardo Paulouro, responsável pela editora.

Gonçalo Salvado

A coleção Lumen, agora ligada à histórica Livraria Sá da Costa Editora, conta já com diversos títulos tendo iniciado o seu catálogo, em 2017, com a publicação do livro de poesia Rubá’iyat Poemas do Amor e do Vinho 77 Poemas para Ler e Degustar, de Gonçalo Salvado.

Trata-se da primeira antologia de poemas do autor, que tem como temática a relação do vinho e do amor.

A obra é ilustrada com desenhos do escultor José Rodrigues, publicada igualmente em formato livro/garrafa em homenagem ao Rubaiyat do poeta persa do séc. XI Omar Kayyam – obra cimeira da poesia universal que referencia e enaltece o vinho e que exerceu também, como se sabe, uma grande influência na poesia de Fernando Pessoa.

Esta antologia de Gonçalo Salvado constituiu-se na altura como o primeiro livro/garrafa editado em Portugal.

Do texto de apresentação de Maria João Fernandes salientamos: Entre verso e verso, paradoxo e paradoxo, beijos e amplexos de amor enriquece-se o fecundo jogo das metáforas portadoras de conhecimento. Taça ou elixir da vida com todas as suas delícias, o vinho na poesia de Fernando Pessoa permite fruir intensa e profundamente a vida e esquecê-la, esquecer o tédio quotidiano que a ameaça e partir rumo a um espaço desconhecido, inseparável de um conhecimento que envolve a conjugação de todos os opostos, simbolizado pelo universal e arquetípico binómio da mulher e do vinho”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading