Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 25, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

“Amigos do ZIKI” fomentam saúde emocional para crianças

“Amigos do ZIKI” fomentam saúde emocional para crianças
José Lagiosa

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, da qual o Município de Oleiros faz parte, está a implementar o Programa “Amigos do Ziki” em várias instituições escolares da região.

Trata-se de um programa de promoção da saúde emocional que procura desenvolver, de forma precoce, um conjunto de capacidades e competências que permitem às crianças, pais e educadores lidar com as situações mais difíceis com que podem deparar-se ao longo da vida, como é o caso da mudança, a perda, a separação e o divórcio.

O projeto destina-se a crianças com 5 anos e está a ser implementado na Turma A do Jardim-de-Infância de Oleiros.

Foram já efetuadas duas de vinte e quatro sessões em aula, havendo atividades todas as semanas e tendo sido disponibilizados materiais para o efeito.

Para além da formação também destinada aos educadores, o Programa comtempla ainda, em simultâneo, 4 sessões “Ziki em Casa”, onde os pais são incentivados a refletir sobre as suas próprias competências, bem como as estratégias que aplicam na educação dos filhos.

Nestas são abordados os mesmos temas que são trabalhados no programa escolar: Sentimentos, Comunicação, Amizade, Resolução de Conflitos, Mudança e Perda, e Lidar com Situações Difíceis.

Em aplicação por todo o Mundo desde 2003, o projeto é reconhecido por diversas entidades internacionais, entre elas a Organização Mundial de Saúde, como boa prática na área do bem-estar emocional.

Na região, este é promovido pela CIMBB, sendo sobretudo uma intervenção psicológica preventiva, enquadrada no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), cofinanciado pelo Programa Regional do Centro, Fundo Social Europeu (FSE), no âmbito do Portugal 2020.

Comentar