Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 25, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Festas das Varas do Fumeiro já arrancou em Aranhas

Festas das Varas do Fumeiro já arrancou em Aranhas
José Lagiosa

A Festa das Varas do Fumeiro volta a celebrar um dos produtos de excelência da Beira Baixa: o enchido. O evento foi inaugurado ontem, dia 24, em Aranhas, e hoje decorre o momento alto do certame com o Desfile das Varas

A Festa das Varas do Fumeiro decorre até domingo, dia 26 de janeiro.

Os enchidos são “reis” na festa que decorre em Aranhas, num evento que conta, ainda, com expositores, tasquinhas, música e muita animação.

A Festa das Varas do Fumeiro pretende destacar um dos produtos de excelência da Beira Baixa: o enchido.

Este é um evento que pretende unir as tradições locais do mês de janeiro aos produtos de excelência, afirmando os saberes e sabores da aldeia de Aranhas.

O evento foi inaugurado no dia 24, com visita aos expositores e inauguração da exposição de fotografia “Gentes com história”, da autoria de Jolon, que estará patente no lagar.

Neste dia, a animação de rua esteve garantida com as Concertinas do Ribatejo, as Tresmoças, o Grupo de Fados João Morgado e o Projeto Ti Folia.

Ainda no mesmo dia, destaque para o showcooking a cargo dos alunos do curso de cozinha e pastelaria do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches e para a atuação do Grupo Trad & Canto, no Adro da Igreja.

A música não vai faltar na Festa das Varas do Fumeiro em Aranhas

Já para hoje, dia 25 de janeiro, pelas 11:00, destaque para a apresentação do livro “As estranhas e fantásticas histórias de Jolon”, 2º Volume, de José Lopes Nunes, no lagar, e para o momento alto do certame, pelas 15:00, com o Cantar das Janeiras, o Desfile das Varas, a Leitura da Carta do Fumeiro e o Leilão das Varas.

A animação estará a cargo dos grupos Pifaradas e Gaitadas, Picadinhos da Concertina, Marias Malucas (teatro de rua), Melrinhos, Tresmoças, Grupo de Música popular de Cernache do Bonjardim e Fanfarrões.

Pelas 18:00, decorre o atelier de gastronomia “À mesa com o fumeiro”, a cargo do Chef Valdir Lubave, e, pelas 22:00, o Grupo Antígona Ensemble atua no Largo da Igreja.

Para o último dia, pelas 11:00, decorrem as apresentações dos livros “ Coisas que acontecem”, de Inês Raposo, e “Construção do Mundo”, de Fábio Monteiro, ambas no lagar, sendo que a animação de rua está encarregue dos Fanfarra NemFáNemFum, de “O tratador e os seus três porquinhos” (teatro de rua) e de Os Melrinhos.

Para este último dia, pelas 15:00, está ainda reservado tempo para o XXI Festival de Folclore, que contará com as atuações do Grupo Grande Roda do Teixoso, do Grupo Folklórico “Las Mondas” de Calzadilla / Espanha, do Grupo Sevillanas de Eljas / Espanha, do Rancho Folclórico da Alegria / Enxames, da Asociación Folklórica Cultural U Fresnu / Espanha e do anfitrião Rancho Folclórico de Aranhas.

O evento contará, ainda, durante os três dias com o espaço infantil Quinta da Brincadeira.

O programa completo pode ser consultado no seguinte link: http://cm-penamacor.pt/cmp/index.php/component/content/article/95-online/821-fvf-2020

Comentar