Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 23, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

“Heranças e Vivências Judaicas em Portugal”,em Belmonte

“Heranças e Vivências Judaicas em Portugal”,em Belmonte
José Lagiosa

Exposição de 30 de Janeiro a 31 de julho

Trata-se de uma exposição a cargo da Rede de Judiarias de Portugal – Rotas de Sefarad, promovida pela Câmara Municipal de Belmonte e que tem por objetivo dar a conhecer a história do judaísmo em Portugal.

Depois de apresentada na Torre do Tombo e inaugurada por Sua Excelência, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 20 de março de 2017, em Lisboa, seguiu para Bragança, esteve no Espaço Memória dos Exílios em Cascais, no Museu do Vinho em São João da Pesqueira e irá agora ser apresentada na vila histórica de Belmonte.

Esta exposição propõe uma viagem pela vivência dos Sefarditas em Portugal, contando a história destas comunidades que tanta importância, tiveram e têm, para a identidade nacional.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Belmonte, António Rocha “esta exposição percorre a história e a identidade judaica dos sefarditas em Portugal, foi inaugurada na Torre do Tombo, passando já por outros municípios associados à Rede de Judiarias, está agora em Belmonte. Existe também uma réplica desta exposição no Museu do Holocausto, na cidade de Oslo, na Noruega”.

A exposição é apresentada em módulos, contendo informação em português e inglês.

A conferência de imprensa de apresentação está marcada para dia 30 de janeiro, pelas 17:00h na sala da Assembleia Municipal, na sede da autarquia de Belmonte, com inauguração da exposição às 17:30h.

A exposição estará patente na Sala de Exposições junto à Estátua Pedro Álvares Cabral (antigas instalações provisórias do Museu Judaico de Belmonte) até 31 de julho.

A entrada é gratuita e o horário de funcionamento será de terça a domingo, das 09:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h.

Comentar