Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Abril 1, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Intervenção na Ribeira de Oleiros aprovada em candidatura vencedora ao Fundo Ambiental

Intervenção na Ribeira de Oleiros aprovada em candidatura vencedora ao Fundo Ambiental
José Lagiosa

Do conjunto das 66 candidaturas submetidas de várias entidades públicas ao Fundo Ambiental (para uma dotação global de 1 milhão de euros), no âmbito da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC 2020), através do Programa de Ação para Adaptação às Alterações Climáticas (P-3AC) do Fundo Ambiental, apenas 6 foram aprovadas.

Este foi o caso da operação “Beira Baixa 3AC”, a qual o Município de Oleiros integra e que ficou em primeiro lugar.

Promovida pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), a ação tem uma a dotação máxima prevista de cerca de 200 mil euros. 

O projeto contempla medidas físicas de adaptação às alterações climáticas com impacto direto no território da Beira Baixa e focaliza-se numa área vital para a região – os recursos hídricos – com enormes responsabilidades na redução das vulnerabilidades do território e no aumento da sua capacidade adaptativa, competitividade e sustentabilidade.

Assim, em 6 linhas de água da Região da Beira Baixa, entre – as quais, a Ribeira de Oleiros – é proposta a limpeza seletiva do interior do leito e suas margens, bem como a recuperação biofísica e integração paisagística das suas galerias ripícolas.

Comentar