Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Maio 26, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Município e Junta de Freguesia criam Centro de Convívio para apoio aos idosos de Sarnadas de Ródão

Município e Junta de Freguesia criam Centro de Convívio para apoio aos idosos de Sarnadas de Ródão
José Lagiosa

A Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão e a Junta de Freguesia de Sarnadas de Ródão uniram esforços para a criação de um espaço de convívio para os idosos de Sarnadas de Ródão, na sequência do anúncio do encerramento do Centro de Dia daquela localidade.

A decisão foi anunciada na quinta-feira, 2 de janeiro, após a realização de uma reunião, na sede da Junta de Freguesia de Sarnadas de Ródão, que juntou representantes daquelas duas instituições, utentes e familiares de utentes do Centro de Dia de Sarnadas de Ródão e ainda representantes da Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão.

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão confirmou a impossibilidade de manter aberto o Centro de Dia de Sarnadas de Ródão, sem a continuidade do apoio da Segurança Social, resolução já veiculada pela instituição e que não é atualmente passível de retrocesso.

Contudo, assumiu a continuidade da prestação de apoio domiciliário aos idosos da freguesia, serviço que inclui a distribuição de refeições ao domicílio, o tratamento de roupa, a prestação de cuidados de higiene e conforto e a realização de pequenas limpezas.

Será igualmente garantida a deslocação para o Centro de Dia de Vila Velha de Ródão aos utentes que assim o desejarem.

Reunião na Junta de Freguesia de Sarnadas de Ródão

Apesar da alternativa apresentada, Luís Pereira, presidente do Município de Vila Velha de Ródão frisou que sempre foi indicado pelos utentes a perca do convívio entre os idosos, através da modalidade de apoio domiciliário, neste sentido “e procurando evitar o isolamento dos idosos contribuindo para a sua socialização e bem-estar, a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão e a Junta de Freguesia de Sarnadas de Ródão comprometeram-se a criar um centro de convívio nas instalações da antiga Escola Primária de Sarnadas de Ródão, um edifício recentemente reabilitado“.

Na referida reunião, foi explicado pelo presidente deste município que o espaço funcionará entre as 9h00 e as 18h00 e aí os utentes do atual Centro de Dia, assim como todos os idosos da freguesia, poderão usufruir de serviços de animação social, garantidos pelos serviços de Ação Social e outros funcionários do município.

O transporte será assegurado pela Junta de Freguesia de Sarnadas de Ródão.

O apoio domiciliário e a referidas refeições ficam a cargo da Santa Casa da Misericórdia.

Este espaço entrará em funcionamento dentro de aproximadamente três semanas, tempo necessário para a realização de uma intervenção por parte da autarquiade melhoria das acessibilidadesdo edifício.

Com esta iniciativa a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão assume o reforço da sua responsabilidade na área sociale dá um importante contributo para a resolução de um problemaque afeta uma população particularmente fragilizada.

“Para além de contribuir para o bem-estar e qualidade de vida dos munícipes, a resposta encontradaevita a deslocação dos idosos desta freguesia para outros centros de dia e o abandono das suas aldeias e do ambiente familiar”, referiu Luís Pereira, presidente do Município de Vila Velha de Ródão.

Comentar