Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Abril 6, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Projetos educativos com férias animadas na Sertã

Projetos educativos com férias animadas na Sertã
José Lagiosa

Cerca de 70 crianças do concelho da Sertã abrangidas pelos projectos educativos promovidos pela Câmara Municipal da Sertã, participaram em diversas atividades cujo principal objetivo consistiu em dinamizar as férias de natal.

No que concerne ao projecto “Tempo de Acolher”, a vertente de interrupção letiva que abrange crianças da educação pré-escolar e alunos do 1.º ciclo do ensino básico de cinco escolas (Várzea dos Cavaleiros, Cabeçudo, Castelo, Pedrógão Pequeno e Cumeada), teve como anfitriã a Escola Básica de Várzea dos Cavaleiros.

Ali foram desenvolvidas várias atividades lúdico-pedagógicas, artísticas e de carácter sociocultural, de modo a promover hábitos de vida saudáveis e o contacto com a Natureza, com o objetivo de dar a conhecer a dinâmica da escola anfitriã e as potencialidades desta freguesia: visitaram a sede de freguesia, contactaram com residentes e realizaram atividades para/com os idosos do Centro de Apoio Social da Várzea dos Cavaleiros.

Destaque para as atividades “Vamos à aldeia” e “Vamos à vila”.

Na aldeia da Várzea dos Cavaleiros visitaram a Igreja Matriz, o comércio local (especificamente a “mercearia da Avó Alda”), a Junta de Freguesia e os Correios, local em que aproveitaram para enviar os postais de Natal, elaborados noutra atividade, dirigindo-os aos seus familiares/amigos.

Na vila da Sertã visitaram a exposição de Presépios na Alameda da Carvalha e a exposição “Voo – Uma exposição que cai bem” no SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, onde aprenderam como se processa o voo, o que faz voar, porque e como voam os aviões, os foguetões, o helicópteros, as aves, os morcegos, como se mantêm no ar e o que lhes permiteaterrar em segurança.

Visitaram também a Feira do Livro patente na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã.

No Museu do Pão

O programa contemplou também uma ida a Seia, concretamente ao Museu do Pão.

Ali, embarcaram numa viagem ao mundo do Pão, visitando as várias salas temáticas que ilustram o ciclo do pão, a sua história e importância na sociedade, assim como a sua simbologia e conotação, de forma lúdica e divertida.

No final, puseram literalmente as mãos na massa e a magia aconteceu: moldaram a massa e criaram uma peça artística que, depois de cozer no forno, trouxeram para a Sertã.

Na próxima interrupção letiva, outra escola das cinco abrangidas assumirá o papel de anfitriã, com o objetivo de divulgar junto da comunidade educativa as particularidades e potencialidades de cada freguesia do Concelho, envolvendo toda a sua comunidade no desenvolvimento das atividades oferecidas às nossas crianças, divulgando a cultura e as vivências de uma população que tem muito a transmitir.

No âmbito do projecto Férias a Brincar, integrado nas Atividades de Animação e Apoio à Família, cerca de 52 crianças dos 3 aos 6 anos (do Jardim de Infância da Sertã e do Centro Escolar de Cernache do Bonjardim), puderam participar em diversas atividades tipicamente natalícias como a confecção de bolachas e enfeites de Natal, hora do conto de Natal e visita à exposição dos pinheiros de natal.

Natal Branco em Castelo Branco

Embora com condicionalismos meteorológicos, puderam visitar a iniciativa Natal Branco, em Castelo Branco, assim como a exposição de Pais Natal.

As atividades decorreram de 18 a 20 e 23 de dezembro e foram pensadas de modo a proporcionar contacto com atividades diferentes das que são realizadas em período lectivo.

Comentar