Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 25, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Real Associação da Beira Interior promove palestra em Alcains dedicada a São Sebastião

Real Associação da Beira Interior promove palestra em Alcains dedicada a São Sebastião
José Lagiosa

A Real Associação da Beira Interior, organizou uma palestra, no dia 20 de Janeiro, na Biblioteca de Alcains com apoio das “Tardes de Alcains”.

O tema foi sobre “São Sebastião” e o orador convidado foi, o alcainense, professor, cronista, historiador e teólogo Florentino Vicente Beirão.

Na Mesa esteve o orador, a representante das “Tardes de Alcains”, Manuela Lopes e o vice-presidente da Real Associação da Beira Interior, Luís Duque-Vieira,

Igualmente presente esteve, a fundadora das “Tardes de Alcains”, Cristina Granada.

São Sebastião, o Santo Mártir, viveu no Século III (256-286), no tempo do Imperador de Roma, Diocleciano, que organizou a 3ª perseguição aos cristãos.

Santo Ambrósio um dos doutores da Igreja, foi o primeiro a referir-se ao Santo Mártir, que era soldado, que se alistou no exército Imperial de Roma em 283, com objectivo de auxiliar os cristãos que eram torturados e perseguidos.

São Sebastião chegou a ser capitão da guarda Pretoriana.

Em 286 o Imperador Diocleciano começou a observar a conduta de São Sebastião, que era contra as regras do Império de Roma, ou seja, o auxílio aos cristãos.

À custa desta conduta, o Santo Mártir foi torturado e acabou por falecer.

Primeiro foi amarrado nu a uma árvore e recebeu setas, posteriormente foi lançado às águas do rio e apesar de ter tido ajuda de Irene, acabou por falecer ao não resistir à tortura dos seus assassinos. 

No século IV com o Imperador Constantino, o cristianismo começou a ser religião oficial do Império de Roma, o santo começou a receber culto na Antiguidade e depois na Idade Média até finais do século XV.

São Sebastião que é padroeiro de várias localidades de Portugal, também tem várias igrejas e capelas espalhadas pelo continente e ilhas, que foram construídas entre os séculos XV e XVII.

São Sebastião, era um santo que as pessoas recorriam para sua protecção contra a fome, peste e guerra.

O Santo Mártir também é o padroeiro dos militares, arqueiros, pescadores, ourives… é um santo com projecção mundial, nacional e regional como é o caso da Beira-Baixa.

As Festas de Natal terminam com o São Sebastião, várias localidades como Lardosa, São Vicente da Beira, Louriçal do Campo, têm o Bodo de Natal.

São Sebastião, além de ser um Santo com grande importância na Igreja Católica, celebrado a 20 de janeiro, também é um Santo com grande importância na Igreja Ortodoxa, com a respetiva data assinalada a 18 de dezembro.

 No final foram cantados os parabéns, referente aos 85 anos de Maria da Luz Sanches.

Comentar