Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 26, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Sertã inicia primeira intervenção para a implementação do programa “Aldeia Segura”

Sertã inicia primeira intervenção para a implementação do programa “Aldeia Segura”
José Lagiosa

Faixa de Gestão de Combustível no Aglomerado do Trízio

O Município da Sertã deu iniciou, a 17 de janeiro, aos trabalhos de gestão de combustível, vulgo limpeza, para a implementação da faixa de protecção de 100m, na envolvente à localidade do Trízio, na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais.

Zona de intervenção

De acordo com a legislação, estas intervenções são desenvolvidas somente nos espaços florestais e compreendem o corte total de mato, a redução da densidade do arvoredo cumprindo a distância mínima de 10m, entre as copas do pinheiro bravo e do eucalipto, e de 4m nas demais espécies arbóreas florestais, assim como a respetiva desramação das árvores.

Apesar de estas ações serem da responsabilidade dos proprietários florestais, devendo ser efetuadas até 15 de março de cada ano, o Município da Sertã e a União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, realizam esta ação num esforço conjunto, tratando-se da primeira intervenção para a implementação do Programa Aldeia Segura/Pessoas Seguras, a desenvolver naquela localidade e a primeira do Concelho da Sertã.

O objetivo dos trabalhos referidos prende-se com um reforço da salvaguarda de pessoas e bens, perspectivando a diminuição do risco e a minimização dos efeitos da passagem de incêndio rural.

Em pleno trabalho

Estes trabalhos decorrerão no terreno até ao dia 15 de fevereiro e serão executados por Equipa de Sapadores Florestais da Aproflora – Associação de Produtores Florestais e Agrícolas do Pinhal, no âmbito do Protocolo existente entre esta entidade e a Câmara Municipal da Sertã.

Comentar