Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 23, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Tempestade “Elsa” provoca prejuízos no concelho de Proença superiores a 400 mil euros

Tempestade “Elsa” provoca prejuízos no concelho de Proença superiores a 400 mil euros
José Lagiosa

A passagem da tempestade Elsa, em meados de dezembro de 2019, causou prejuízos superiores a 400 mil euros no concelho de Proença-a-Nova em infraestruturas públicas e do domínio hídrico.

A situação mais grave foi o desabamento de terra, ao longo de 90 metros, na Estrada Municipal 537, na ligação entre a localidade de Bairrada e o concelho de Mação, que está encerrada ao trânsito desde o dia 20 de dezembro.

As obras de drenagem, de reposição do material e desassoreamento da Ribeira da Pracana, com remoção de detritos, estão orçadas em 95 mil euros.

Também a Ponte Romana sobre a Ribeira da Pracana, perto de São Pedro de Esteval, sofreu danos avultados, sendo necessário restaurar pavimentos e muros, obras orçadas em 75 mil euros.

O caminho municipal de acesso à ETAR do Estevês, a Praia Fluvial do Malhadal, o percurso pedestre 7 da Rota dos Estevais, entretanto interdito e arranjos em várias estradas municipais e linhas de água, completam o inventário realizado pelo serviço de Proteção Civil do Município, em colaboração com as Juntas de Freguesia do concelho.

“Ainda que até ao momento não tenha sido criada uma linha de apoio específica de apoio pelo Governo para fazer face aos prejuízos provocados pelas tempestades de dezembro, e ainda que não tenhamos sido dos concelhos mais atingidos, é importante dar nota ao Ministério da Administração Interna dos danos diretos causados pela tempestade”, considera João Lobo.

O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova refere que a autarquia já está a resolver as ocorrências mais urgentes.

Comentar