9.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 21, 2021
No menu items!
Início Regional CLDS 4G assinalou o Dia Escolar para a Não Violência em Vila...

CLDS 4G assinalou o Dia Escolar para a Não Violência em Vila Velha de Ródão

O CLDS 4G de Vila Velha de Ródão, assinalou entre 28 e 30 de Janeiro, um projeto cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.

Em parceria com a CPCJ de Vila Velha de Ródão e com a colaboração do Município promoveu uma série de iniciativas junto dos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão, de forma a assinalar o Dia Escolar para a Não Violência.

Tendo em conta as diferentes faixas etárias e a sua compreensão de fenómenos como a violência e o bullying, as ações foram adaptadas e direcionadas para dois públicos diferentes.

Assim, os alunos do 1.º ao 5.º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de visualizar a curta-metragem “Parcialmente Nublado”, lançada em 2009 e da autoria de Peter Sohn, cujos protagonistas são Gus, uma nuvem cinzenta solitária e insegura, mestre em criar bebés perigosos (crocodilos, porcos-espinhos, animais com chifres e outros), e Peck, uma cegonha com a missão entregar estes pequenos bebés aos seus pais.

Apesar de acabar sempre por se magoar devido aos acidentes que ascriações de Gus lhe provocam, Peck nunca abandona o seu fiel amigo, o que faz do filme um excelente veículo para ensinar às crianças a importância da amizade e lealdade.

Iniciativa em ambiente de Sala de Aula

No âmbito desta iniciativa foram ainda distribuídos flyers sobre bullying e realizada uma ação que levou as crianças a refletirem sobre as qualidades dos seus colegas de turma.

Junto dos alunos do 6.º ano e do 3.º ciclo, foram apresentados três cenários onde eram retratadas situações de bullying, de forma a que estes fossem encenados pelas crianças, sendo também distribuídas “Receitas gourmet para seres cool” que continham dicas para que se tornassem melhores pessoas. No final, as crianças foram convidadas a colocar dentro de uma mala de viagem a “bagagem” que esta ação lhes tinha proporcionado, de forma a avaliá-la.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: