20.6 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 28, 2022
No menu items!
InícioNacionalCasa da Calçada em Amarante ponto de encontro para uma experiência gastronómica...

Casa da Calçada em Amarante ponto de encontro para uma experiência gastronómica ímpar

Entre o Porto e o Douro, num antigo palácio barroco do século XVI, encontra-se a um tempo uma experiência gastronómica ímpar e uma viagem pelo património de um país.

Em pleno centro histórico da romântica cidade de Amarante, a apenas 60 km do Porto, inserido no luxuoso hotel de charme Casa da Calçada, encontra-se o restaurante Largo do Paço.

Hotel de charme Casa da Calçada em Amarante

Distinguido pela primeira vez em 2004 com uma estrela Michelin, partilha com a Casa da Calçada todos os exigentes requisitos da conceituada chancela Relais & Châteaux.

As paredes do palácio contam a história de um património que não fica por aqui e se estende a cada um dos pratos que descrevem a cozinha do chef Tiago Bonito, no restaurante Largo do Paço.

Vivências e sabores que atravessam os tempos e oferecem aos visitantes um olhar renovado sobre a cozinha mediterrânea e as tradições portuguesas.

Das invasões francesas à instauração da Primeira República, são muitos os momentos em que à mesa do palácio se fez História.

Particularidade essa que permanece na atualidade.

Chef Tiago Bonito

No Largo do Paço é possível aliar a alta cozinha à tradição, à riqueza e herança culturais, e aos sabores de um país cheio de História para contar.

Aqui, o objetivo é que exista algo de familiar numa cozinha profundamente portuguesa.

Despertar memórias e vivências a quem o visita, através de pratos sempre inovadores e criativos.

O segredo está na seleção rigorosa dos produtos nobres utilizados por Tiago Bonito nas suas criações, com máxima valorização da frescura, sustentabilidade e sazonalidade dos ingredientes.

Para isso, é imperativo conjugar o respeito pela tradição com o uso das mais inovadoras técnicas, preservando sabores originais ao mesmo tempo que se inquieta uma vontade de reinvenção permanente.

Ao longo dos últimos anos, o Largo do Paço tem vindo a acumular diversos prémios e distinções.

Em 2019, pela mão do chef Tiago Bonito, renovou a sua estrela Michelin.

Integra a lista Wine Tourism in Portugal (Tripadvisor), bem como o ranking dos mil melhores restaurantes do mundo (La Liste), tendo sido igualmente distinguido com um Garfo de Ouro (Boa Cama Boa Mesa) e com dois Sóis (Guia Repsol).

O restaurante que já foi dirigido por grandes chefes nacionais tem atualmente o chef Tiago Bonito a liderar a cozinha deste palácio onde todos os sabores são reais.

O chef define o seu trabalho como uma procura constante pela harmonia perfeita entre tradição, origem e inovação, e é com base nesta filosofia que dá vida à carta do Largo do Paço, com pratos inspirados na cozinha tradicional portuguesa, trabalhados com técnicas e soluções contemporâneas e arrojadas, que resultam em pratos de auto surpreendentes.

Com apenas 31 anos, o chef original de Coimbra é um dos mais destacados chefes da gastronomia nacional, tendo conquistado o título de Chef Cozinheiro do Ano em 2011.

Natural do concelho de Montemor-o-Velho, trabalhou no Algarve e em Lisboa, construindo uma carreira sólida que conta, desde 2017, com o restaurante da Largo do Paço, na Casa da Calçada.

Os pratos do jovem chef refletem o seu enorme apreço pela arte da cozinha, bem visível na carta repleta de memórias de sabores de infância e de lugares por onde passou ao longo da sua vida.

A sala

Uma ementa inspirada em lembranças que dão forma à sua criatividade e prestam homenagem às suas raízes, contando a sua história.

Nos dois menus de degustação, “Caminhos” e “Identidade”, e no serviço à carta, onde as origens marcam forte presença, é ainda clara a sua ligação ao mar e à costa portuguesa, reflexo do seu início de carreira no Algarve.

No Largo do Paço destacam-se a sua paixão pelo mar e o respeito na confecção dos produtos, numa cozinha que mistura tradição e transgressão em doses equilibradas, e que se completa com um serviço de excelência, acolhedor, informal e sofisticado.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: